Bebê de 4 meses morre engasgado na Grande Vitória
A Polícia Científica foi acionada para recolher o corpo da criança em um hospital. A causa da morte foi broncoaspiração
Um bebê, de apenas 4 meses, morreu engasgado na noite desta quarta-feira (21) na Grande Vitória. A Polícia Científica informou que a causa da morte foi broncoaspiração, mas não especificou o que teria gerado o engasgo.
Segundo informações da corporação, uma equipe foi acionada por volta das 21h13 para recolher o corpo de um bebê em um hospital localizado no bairro Praia da Costa, em Vila Velha.
Leia também:
> "Ela está sedada e entubada”, diz pai de menina de 5 anos atropelada na faixa de pedestre
> Homem é morto a tiros no meio da rua após discussão em Cariacica
> Marido traído invade bar para bater no amante da esposa e é detido na Serra
A Polícia Civil destacou que o corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares para ser enterrado.
O que fazer em caso de engasgo em crianças?
Não são raros os casos registrados de bebês engasgados. No dia 05 de junho de 2024, os influenciadores Clara Maia e André Coelho compartilharam um momento de pânico que viveram com o filho José.
O bebê se engasgou duas horas após amamentação e foi salvo pela mãe, que rapidamente fez a manobra de Heimlich.
Já no dia 12 de julho, uma bebê engasgada foi salva por um policial militar no bairro Novo Brasil, em Cariacica. A pequena Isadora, de 10 dias de vida, havia acabado de mamar em casa, quando os pais perceberam algo de errado
Diante de diversos casos como esse, a capitão Andressa, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, explicou como realizar a manobra para desengasgar bebês. Confira o vídeo:
Como fazer a manobra de Heimlich? Veja passo a passo!
1- Verifique se o bebê está realmente engasgado. Os sinais incluem dificuldade para respirar, tosse fraca ou ineficaz, ausência de som ao tentar chorar e pele azulada (cianose).
2 - Se possível, peça a alguém para chamar o serviço de emergência enquanto você começa a prestar socorro.
3 - Posicione o bebê para dar tapas nas costas. Sente-se e segure o bebê de bruços sobre seu antebraço, com a cabeça apoiada na sua mão.
4 - Apoie o antebraço na sua coxa para garantir estabilidade. A cabeça do bebê deve estar mais baixa que o corpo.
5- Use a base da palma da mão para dar cinco tapas firmes e rápidos nas costas do bebê, entre as omoplatas.
6 - Verifique após cada tapa se a obstrução foi removida.
7 - Se os tapas nas costas não desobstruírem as vias aéreas, vire o bebê de barriga para cima, apoiando a cabeça e o pescoço.
8 - Use o antebraço e a coxa para apoiar o bebê, mantendo a cabeça mais baixa que o corpo.
9 - Use dois dedos (geralmente o dedo indicador e médio) para realizar cinco compressões rápidas e firmes no centro do tórax, logo abaixo da linha dos mamilos.
10 - As compressões devem ser de aproximadamente 1/3 a 1/2 da profundidade do tórax do bebê.
11 - Continue alternando entre os tapas nas costas e as compressões torácicas até que a obstrução seja removida ou o bebê comece a respirar normalmente.