Geral

Chuva de meteoros será visível no ES na madrugada desta terça

O fenômeno pôde ser acompanhado desde o dia 17 de julho. A chuva de meteoros é antiga e é originada dos restos de poeira e detritos de um cometa

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Projeto Exoss

A chuva de meteoros Perseidas estará visível no Espírito Santo na madrugada desta terça-feira (13), por volta de 3h. O fenômeno teve seu pico durante a madrugada desta segunda-feira (12). 

Ele pôde ser acompanhado desde o dia 17 de julho. A chuva de meteoros é antiga e é originada dos restos de poeira e detritos de um cometa chamado Swift-Tuttle, que conta com um período orbital de 133 anos. 

LEIA TAMBÉM: 

VÍDEO | Aos 12 anos, pianista do ES vence concurso internacional em Portugal

Maior tirolesa da América Latina será inaugurada no ES; veja onde e quando

Vale inicia testes com novos vagões para o trem de passageiros

De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do projeto Exoss ligado ao Observatório Nacional,  atualmente, o cometa viaja para partes mais distantes do sistema solar. 

"A Terra em seu período anual de trajetória em torno do sol, atravessa durante este ´período do ano, final de julho e início de agosto, começa a atravessar estes detritos do planeta. É o que gera a chuva de meteoros", explicou. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Apesar de visível no hemisfério Sul, onde o Brasil está inserido, a chuva de meteoros é mais brilhante na metade norte do mundo, como explica o astrônomo. 

"No hemisfério norte é uma chuva bem intensa, mas infelizmente para nós no hemisfério sul, a visibilidade não é tão boa. Temos menos visibilidade, é menos intensa aqui, porém ainda muito bom de assistir, porque os meteoros são bem brilhantes e longos, eles levam de dois a três segundos para atravessar o céu", disse. 

Ainda segundo o astrônomo, a chuva de meteoros ocorre todos os anos e não apresenta nenhum risco de queda, pois os restos do cometa se evaporam completamente na atmosfera.