Como pets levam alegria a idosos em hospital do ES
Projeto “Doutores de Patas” visita pacientes em hospital com três cães para promover bem-estar e aliviar o estresse dos pacientes
Cães treinados para cãoterapia estão oferecendo conforto e alegria a pacientes idosos internados em um hospital particular de Vitória.
O projeto "Doutores de Patas" leva três cães terapêuticos para fazer visitas especiais no Hospital MedSênior, tudo para melhorar o bem-estar dos pacientes por meio do contato com os animais.
A iniciativa que tem se mostrado eficaz na redução do estresse, ansiedade e na elevação do humor dos internados, segundo o hospital.
LEIA TAMBÉM:
Ciclista de 69 anos morre após ser atropelado por caminhão no ES
Acidente deixa motoristas feridos após carro invadir a contramão na Dante Michelini
VÍDEO | Queda de estrutura de vidro em boate durante show deixa dois mortos
A seleção dos pacientes que participam das visitas é feita de forma cuidadosa, levando em consideração suas condições físicas e o desejo de interagir com os cães.
Enquanto os pacientes internados têm a oportunidade de tocar, acariciar e até pegar os cães no colo, aqueles que estão na UTI, devido a protocolos mais rigorosos de segurança hospitalar, apenas observam os pets, sem contato físico direto.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Amanda Lopes Pinto, psicóloga hospitalar e responsável por trazer o projeto ao hospital, destaca os benefícios emocionais proporcionados pela interação com os cães.
"A interação com os animais auxilia na recuperação dos pacientes, oferecendo uma forma de apoio emocional que vai além dos tratamentos médicos tradicionais", afirma Amanda.
O projeto "Doutores de Patas" reflete uma tendência crescente em hospitais, que buscam formas alternativas e complementares de tratamento para melhorar a experiência dos pacientes.