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Ensino médio do ES está entre os melhores colocados do país no Ideb

No ensino básico, o Espírito Santo apresentou a quarta pontuação mais alta, com avaliação 6,3

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: 07.07.2016 | Gabriel Jabur | Agência Brasil

O Espírito Santo ocupou a segunda colocação na classificação em aprendizagem do ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta quarta-feira (14). 

O Espírito Santo alcançou nota 4,8 e ficou apenas atrás do Paraná, com 4,9. O Estado ficou empatado no ranking com Goiás, que também alcançou pontuação de 4,8. 

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Apesar da boa notícia, o governo do Estado relata que o Espírito Santo ocupa a primeira colocação no ranking. 

Isso porque, de acordo com Executivo estadual, o índice teria levado em consideração apenas as escolas de ensino tradicional. Somando as pontuações dos colégios técnicos e integrados do Estado, o Espírito Santo assumiria a primeira colocação. 

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A pontuação do Espírito Santo é superior à do último levantamento, realizado no ano de 2021, em que o Espírito Santo registrou resultado de 4,5. 

Na avaliação geral do ensino médio, a região Sudeste, onde o Espírito Santo está inserido, ficou em terceiro lugar, com 4,3. O Sudeste ficou atrás apenas do Sul e Centro-Oeste, que tiveram pontuação 4,4. 

No ensino fundamental, o Espírito Santo apresentou a quarta pontuação mais alta, com avaliação 6,3. O Estado ficou empatado com Minas Gerais e atrás apenas de Ceará, com 6,6, São Paulo com 6,5 e Santa Catarina, 6,4. 

Rede particular

Na rede particular, o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental da rede privada capixaba saltou de 7,4 de 2021 para 7,6 em 2023. Já a dos anos finais do ensino fundamental foi de 6,6 para 6,7. No ensino médio, a nota pulou de 5,6 para 5,8.

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), Moacir Lellis, celebrou o resultado:

“Os resultados da rede particular puxam para cima a média do Espírito Santo e estamos orgulhosos de nossas escolas apoiarem o Estado nesse sentido e terem se dedicado em prol da melhora do aprendizado dos alunos. Sabemos que ambas as redes podem e devem crescer ainda mais, porém, temos de comemorar esses resultados”, declarou Lellis.
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