Geral

Mais de 50 pinguins da Patagônia foram resgatados em praias do ES

O IPRAM reabilita 11 pinguins sobreviventes após série de encalhes; animais devem retornar ao mar em breve

Redação Folha Vitória

Foto: Acervo IPRAM/Amanda Rodrigues

O litoral do Espírito Santo registrou o resgate de 56 pinguins, entre mortos e debilitados, entre julho e agosto de 2024. A maioria dos encalhes ocorreu na última quinzena de julho, com uma significativa redução dos casos em agosto. 

Destes, 11 pinguins que chegaram em estado crítico estão sendo reabilitados pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), em conjunto com outras instituições.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Os pinguins de Magalhães, originários da Patagônia argentina, enfrentaram desnutrição, desidratação e hipotermia ao se desviarem para o ambiente costeiro, além de ferimentos possivelmente causados por redes de pesca. 

Apesar da gravidade, os animais estão respondendo bem ao tratamento, já realizando exercícios na água e se alimentando normalmente, com uma média de 1 kg de sardinha por dia.

Foto: Acervo IPRAM/Amanda Rodrigues

A expectativa é que os pinguins sejam liberados ao mar assim que atingirem o peso ideal e as condições de saúde necessárias. 

A soltura ocorrerá longe da costa para aumentar as chances de retorno ao seu habitat natural. 

O trabalho de resgate é financiado por empresas petrolíferas sob exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em colaboração com o IPRAM e outros projetos de monitoramento.

LEIA TAMBÉM: Blitz em Vitória retira vans escolares irregulares de circulação