Geral

Trecho de 5 km da BR-101 na Serra começa a ser duplicado

Eco101 anunciou a duplicação após a licença ambiental ser liberada pelo Ibama. Trecho corta a Reserva Ambiental de Sooretama, ainda sem previsão de obras

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Eco 101

Após a licença ambiental liberada pelo Ibama, a Eco101 anunciou a duplicação do trecho Norte da BR-101 no Espírito Santo. O projeto, inicialmente, se concentra no município da Serra, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio. Serão 5 quilômetros nessa fase inicial.

A licença ambiental pelo Ibama é necessária porque o trecho Norte da BR-101 corta a Reserva Ambiental de Sooretama, na região Norte capixaba. No entanto, apesar da autorização, a concessionária ainda não tem previsão de quando será iniciada a fase de obras na reserva.

Leia também:

> Previsão do tempo: até quando vai fazer frio no Espírito Santo?

> Mãe que foi atropelada com filha passa por cirurgia e precisa de doação de sangue

> Motorista embriagado sem CNH bate com BMW e causa confusão em Vitória

A nova duplicação tem investimento de cerca de R$ 40 milhões e expectativa de geração de 500 novos empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, segundo a concessionária, a obra vai melhorar a fluidez do tráfego, reduzindo o tempo de viagem para os motoristas.

Após a conclusão da obra, a pista contará com duas faixas para cada sentido separadas por canteiro central ou barreira de segurança de concreto, além de acostamentos em ambas as pistas. 

Durante os serviços, serão necessárias interdições pontuais e o tráfego vai operar em sistema "pare e siga", bem como estreitamentos de pista para a realização de outras operações. As intervenções serão divulgadas com antecedência, de acordo com o cronograma da concessionária.

As duplicações se iniciam no trecho da BR-101 no município da Serra e, posteriormente, nos outros trechos, mas a concessionária não estipula prazos por conta dos processos de relicitação e repactuação em andamento entre a Eco101 e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Apesar dos processos com a ANTT, a Eco101 continua operando o trecho sob concessão e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, incluindo socorro médico e mecânico, veículos de inspeção de tráfego, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa para combate a incêndios, além do monitoramento por câmeras.

O anúncio da obra foi feito pelo governador Renato Casagrande pelo X, antigo Twitter.

Investimentos e outras duplicações 

Segundo a Eco101, foram investidos R$ 2,3 bilhões na BR-101 no Espírito Santo, divididos em obras de recuperação da rodovia, eliminação de desníveis nos acostamentos, construção de instalações operacionais, duplicações, construção de vias locais, passarelas, recuperação de estruturas e pontes, equipamentos, sistemas e tecnologias e serviços operacionais voltados aos usuários.

Entre as duplicações já entregues, estão: João Neiva (entre os quilômetros 205,4 e 208,1); Ibiraçu (entre os quilômetros 215,9 e 220,4); Contorno de Iconha (entre os quilômetros 373,5 e 380,2); Viana a Guarapari (entre os quilômetros 305 e km 335); Guarapari a Anchieta (entre os quilômetros 335 e 357,7) e Anchieta (entre os quilômetros 362 e 365).

Pontos moeda