Geral

Novos conselheiros tutelares de Cachoeiro são eleitos em outubro

A participação da população na votação não é obrigatória e 29 candidatos, que foram habilitados após várias etapas, concorrem ao cargo. A posso será em janeiro de 2020

Foto: Divulgação

No dia 6 de outubro, os moradores de Cachoeiro de Itapemirim vão eleger os novos conselheiros tutelares. A votação ocorrerá das 8h às 17h, na escola CEI “Áttila de Almeida Miranda”, localizada no bairro Vila Rica.

A votação, conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comsenca), será realizada em 28 urnas cedidas pela Justiça Eleitoral e, tal qual ocorre nos pleitos para a escolha dos membros do legislativo e executivo, uma lista com os nomes e números dos candidatos será afixada nos locais.

Nesta semana, os mesários tiveram um treinamento para atuar durante a eleição, em que terão direito a voto todos moradores do município com cadastro na Justiça Eleitoral até 6 de agosto de 2019. A participação não é obrigatória, mas a presidente do Comsenca, Claudineia Debona, lembra a importância do órgão e do envolvimento das comunidades.

“Nós estamos elegendo pessoas para ocuparem vagas em um órgão que é o guardião dos direitos da criança e do adolescente. Votar, no dia 6 de outubro, será legitimar esse trabalho que é feito pela garantia dos direitos e também um exercício democrático, em que a população poderá contribuir para a escolha desses profissionais”, frisa.

Os 29 candidatos aos cargos de conselheiros tutelares foram habilitados após uma série de etapas, incluindo uma prova de caráter eliminatório sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os dez mais votados e dez suplentes tomarão posse nas vagas, depois de passarem por uma qualificação. Eles aprenderão sobre assuntos ligados à área, como a atribuição de cada poder e a rede de serviço de proteção e garantia de direitos. A posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2020.

A lista dos concorrentes e todas as publicações referentes ao processo eleitoral podem ser conferidas no site da prefeitura de Cachoeiro.

Pontos moeda