Geral

VÍDEOS | Chegada da Primavera traz chuva forte em grande parte do Espírito Santo

Há um alerta vermelho de acumulado de chuva e ventos intensos para 49 cidades do estado, incluindo toda a região Metropolitana da Grande Vitória

Foto: Divulgação
Imagem de arquivo

A chegada da Primavera veio acompanhada de fortes chuvas que atingem grande parte do Espírito Santo. Desde a tarde desta terça-feira (22), chove em cidades da Grande Vitória. Em alguns locais, foram registrados pontos de alagamento.

Em Cariacica, a força da chuva formou uma enxurrada em uma rua da zona rural do município. Imagens registradas por leitores mostram a quantidade de água acumulada no local. A Defesa Civil do município informou que, até a noite desta terça, não foram registradas ocorrências e que está monitorando a cidade através de ligações para o Plantão. O serviço funciona durante 24 horas. Caso haja emergências, os telefones de contato são 98831-6000 ou 199

Em Viana, condutores que seguiam pela BR-262 tiveram dificuldades de visibilidade durante o percurso. A chuva era intensa na tarde desta terça.

Quem passou pela BR-101, na Serra, também registrou imagens da chuva que caiu sobre o município. No vídeo é possível observar que nem o limpador de para-brisas era suficiente para retirar o excesso de chuva no veículo. Veja:

Ainda na Serra, um transformador explodiu no bairro Valparaíso, deixando os moradores sem energia elétrica por algum tempo. De acordo com a EDP, o fornecimento foi restabelecido por volta das 20 horas e que a explosão foi causada por um curto circuito.

Chuva também na capital capixaba. Ainda não há informações sobre ocorrências registradas no município de Vitória.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que o plantão da Defesa Civil está monitorando as condições climáticas com as chuvas que caem torrencialmente no município. Até as 22 horas desta terça-feira (22) os pluviômetros apontaram 35 milímetros de chuvas no bairro de Terra Vermelha. Em outros bairros os índices são menores, como em Jaburuna que registrou 24 mm. A Defesa Civil não teve nenhum acionamento por parte da população.

Alerta vermelho

Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um alerta vermelho de acumulado de chuva e ventos intensos para 49 cidades do estado, incluindo toda a região Metropolitana da Grande Vitória. Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades com áreas de risco. O alerta vale até a noite desta quarta-feira (23).

O aviso do Inmet é válido para municípios das regiões serrana, metropolitana, central sul/Caparaó, centro-Oeste, do Rio Doce e para o litoral sul do Espírito Santo.

Confira os municípios que devem ser atingidos pela chuva:

Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atilio Vivacqua
Bom Jesus Do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Guarapari
Guaçuí
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
Serra
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória


Pontos moeda