VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Espírito Santo reduz idade e intervalo para aplicação de dose de reforço em idosos

A idade para poder receber a nova dose caiu de 70 para 60 anos. Além disso, eles poderão receber a dose de reforço cinco meses após a última aplicação

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

O governo do Estado alterou as regras para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos. A idade para poder receber a nova dose caiu de 70 para 60 anos. Além disso, eles poderão receber a dose de reforço cinco meses após a última aplicação — antes, o intervalo era de seis meses.

As novas regras foram publicadas nesta terça-feira (14), em uma resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A mudança também foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, em sua conta no Twitter. Na ocasião, ele também citou o início da vacinação contra a covid-19 em adolescentes no Espírito Santo, mas ressaltou que a prioridade no estado será dada aos idosos.

O intervalo de cinco meses entre o complemento do esquema básico de vacinação e a aplicação da dose de reforço vale tanto para aqueles que receberam duas doses da vacina, quanto para os que receberam a dose única — no caso da Janssen.

De acordo com a resolução, para essa nova fase da campanha de imunização contra o coronavírus, será utilizado a vacina da Pfizer/BioNTech, ou, de maneira alternativa, da Janssen ou AstraZeneca.

Segundo a Secretaria da Saúde, até o final da tarde desta terça-feira (14), o Estado havia aplicado 5.697 doses de reforço.

A nova resolução, assinada pelo secretário estadual de Saúde em exercício, José Maria Justo, considera o fato de a população idosa ainda ser a parcela da população com maiores taxas de incidência e letalidade para a covid-19, "ressaltando a elevada vulnerabilidade dessa população mesmo após a vacinação".

Também destaca que os idosos apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes. "Com a dose de reforço, há a possibilidade de amplificar a resposta imune com doses adicionais de vacinas covid-19", diz o texto.

Vacinação de adolescentes começa nesta quarta-feira

Nesta terça-feira, a CIB publicou outra resolução, dessa vez definindo as regras para a vacinação dos adolescentes, com ou sem comorbidades. Para esse público, serão utilizadas exclusivamente doses da Pfizer/BioNTech.

De acordo com o documento, a partir desta quarta-feira (15), podem ser vacinados os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes, que possuem comorbidades, que sejam gestantes, puérperas e lactantes, ou ainda aqueles privados de liberdade. Ao todo, 338.971 pessoas se encaixam nessas condições no Espírito Santo, segundo a Sesa.

No ato da vacinação, será necessária a apresentação do documento comprobatório daqueles que possuem condições permanentes, com emissão de, no máximo, três anos. Já para os que possuem condições adquiridas e transitórias, a comprovação deverá ser de, no máximo, 90 dias. Vale ressaltar que a cópia será retida no local da vacinação.

Além disso, também está autorizada a imunização de adolescentes sem comorbidades entre 15 a 17 anos. Após a conclusão desses grupos, será a vez dos adolescentes de 12 a 14 anos de idade sem comorbidades. 

LEIA TAMBÉM:
>> Cariacica abre vacinação de adolescentes e idosos contra covid-19 nesta quarta
>> Serra abre agendamento para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos

Novas doses de vacinas serão usadas em idosos e adolescentes

Ainda de acordo com a Sesa, as 122.850 mil doses da Pfizer/BionTech que o Espírito Santo recebeu nesta segunda-feira (13) serão destinadas a estes dois novos públicos (adolescentes e idosos), além de dar continuidade à vacinação da população capixaba com a segunda dose.

Segundo a secretaria, as novas remessas foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio, sendo iniciada a distribuição aos municípios da região Metropolitana nesta terça-feira (14). Já as doses destinadas às regionais de Saúde Norte, Central e Sul serão encaminhadas nesta quarta-feira (15).

O Ministério da Saúde também sinalizou o envio de 25.740 doses da Pfizer/BionTech para a noite desta quarta-feira, sendo destinadas ao mesmo público.

Pontos moeda