Um filhote de sagui foi resgatado numa área que fica atrás de um hospital do bairro Maruípe, em Vitória, na tarde desta quinta-feira (16). De acordo com o Serviço de resgate, o pequeno animal apresentava uma fratura na coluna.
Para o Serviço de Resgate de Animais Silvestres da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), o que ocasionou a fratura no primata, pode ter sido uma queda.
“Provavelmente, ele se soltou do colo da mãe e caiu. O resgate foi feito com muito cuidado, pois qualquer movimento poderia piorar a situação dele”, disse o biólogo Saulo Ramos.
Ainda segundo o biólogo, foi necessário esperar que a mãe se afastasse do local para poder fazer o recolhimento.
Após ser recolhido, o filhote foi levado para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) para receber os cuidados necessários.
Animal será devolvido ao habitat
A fauna silvestre tem importância fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas em geral. Segundo Saulo, a Semmam tem por objetivo recuperar o macaco e depois devolvê-lo ao seu habitat natural.
Após passar pelas avaliações, o animal poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Ipran, em Cariacica, ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona, na Serra.
O serviço alerta que quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural deve ligar imediatamente para o serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento.
>>> Leia também: Filhotes da cadela que “procurou” ajuda em clínica veterinária de Cariacica vão para adoção