Ventos chegam a quase 90 km/h na Terceira Ponte e deixam estragos na Grande Vitória
O vento forte já era previsto por alertas emitidos pela Marinha e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Espírito Santo
A ventania que atingiu a Grande Vitória na noite desta terça-feira (21) deixou estragos em diversos locais. Na Terceira Ponte, que liga a capital a Vila Velha, a velocidade dos ventos chegou a quase 90 quilômetros por hora.
De acordo com dados da Rodosol, concessionária responsável pela via, o anemômetro - aparelho que mede a velocidade do vento - registrou rajadas de 87,68 km/h, por volta das 20 horas. Não houve necessidade de interdição da via.
Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 7 horas, a velocidade registrada era de 50 km/h.
Estragos foram registrados na Grande Vitória
O vento forte já era previsto por alertas emitidos pela Marinha e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Espírito Santo. Houve registros de quedas de placas, destelhamento de uma casa e falta de energia em alguns bairros.
Na Praia do Canto, em Vitória, a ventania derrubou uma placa, que caiu em frente ao Shopping Centro da Praia, atingindo um veículo de passeio.
Funcionários de uma empresa terceirizada da Prefeitura de Vitória, que atenderam a ocorrência, disseram que ainda não se sabe de onde o objeto se soltou. O carro atingido não sofreu muitos danos e a placa já foi retirada do local.
Ainda na capital, na Avenida Dante Michelini, uma placa de publicidade também caiu, próximo à Ponte de Camburi.
Além disso, o funcionário informou que a empresa foi acionada para atender uma ocorrência de destelhamento em uma casa no bairro Redenção, também em Vitória.
A Defesa Civil de Vitória informou que foram registradas duas ocorrências de destelhamento de residências. Um telhado soltou parcialmente em Itararé, mas não chegou a cair e outro em Bairro República, mas sem gravidade.
As equipes de limpeza da Central de Serviços também retiraram destroços de placas de publicidade que caíram em frente ao Centro da Praia (Praia do Canto) e no início da orla de Camburi. As equipes também atuaram na retirada de árvore que caiu no bairro Mata da Praia.
A Defesa Civil continua de prontidão para atendimento de possíveis ocorrências. Os moradores podem ligar para o telefone de plantão 98818-4432.
Falta de energia e semáforos sem funcionar
Os ventos fortes também causaram falta de energia elétrica em algumas regiões. Um dos bairros afetados foi Jardim da Penha, também na capital, onde muitas ruas da região ficaram às escuras durante a noite desta terça.
Também houve registro de falta de energia em alguns bairros da Serra, como em Vila Nova. Há relatos ainda de que semáforos deixaram de funcionar em algumas vias de Vitória, como a Avenida Fernando Ferrari e a Reta da Penha.
A EDP informou que em razão razão fortes ventos que atingiram a velocidade de 90 km/h a Grande Vitória na noite de ontem, 21, foram registradas ocorrências pontuais de falta de energia devido a projeção de galhos, árvores, telhas e objetos que caíram sobre a rede elétrica. As equipes da EDP foram imediatamente reforçadas para reparar a rede elétrica e restabelecer a energia o quanto antes.
Veja alguns vídeos do vento na Grande Vitória:
Leia também: Ventania causa estragos e falta de energia em Cachoeiro