Aos 92 anos, morre Chrisógono Teixeira da Cruz, ex-prefeito de Vitória
Ele estava internado em uma clínica, em estado semi-vegetativo, até que foi acometido por uma falência múltipla dos órgãos
Correção: A matéria foi atualizada com a idade correta de Chrisógono Teixeira da Cruz, que morreu aos 92 anos e não aos 93, como antes informado nesta publicação.
O ex-prefeito de Vitória, Chrisógono Teixeira da Cruz, nascido em 24 de novembro de 1929, que esteve à frente do Poder Executivo municipal entre os anos de 1971 a 1975, morreu na manhã desta quinta-feira (01), por volta das 10h30. Ele, que tinha 92 anos de idade, ainda em 2014 sofreu um acidente hemorrágico e, desde então, apresentou piora do quadro. Nestes quase oito anos, esteve acamado.
Segundo a advogada da família, Leila Paixão, o idoso já não interagia com parentes e estava bastante frágil. Ele estava internado em uma clínica, em estado semi-vegetativo, até que foi acometido por uma falência múltipla dos órgãos.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe
O velório do ex-prefeito acontecerá nesta sexta-feira (02), a partir das 13h, enquanto o sepultamento será realizado no Cemitério de Santo Antônio, às 16h, para que seja possível contar com a presença do filho da autoridade, também Chrisógono, que virá de Minas Gerais para se despedir do pai.
O ex-prefeito já havia perdido duas filhas: Elvira Cruz, em 2017, e Tânia Cruz, em dezembro de 2019.
Além de prefeito, Chrisógono, que tinha formação em Engenharia, foi um importante empresário capixaba, responsável pela construção de tradicionais edifícios do Centro da capital, entre eles o Sagres e o Hotel Estoril, que se tornaram pontos famosos na cidade.
Na política, era filiado ao partido Aliança Renovadora Nacional (Arena).
Vereadores aprovaram criação da Comenda Chrisógono Teixeira da Cruz
Segundo informações da Câmara Municipal de Vitória, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 5/2013, de autoria do vereador Davi Esmael (PSB), que acrescenta a “Comenda Chrisógono Teixeira da Cruz” à Resolução que regula o tema da entrega de homenagens e Sessões Solenes da Casa.
A criação da Comenda teve por finalidade homenagear arquitetos e engenheiros de Vitória que contribuíram para que o Planejamento Urbanístico da Capital.
"O título da honraria foi escolhido para homenagear o engenheiro civil e ex-prefeito da Capital, Chrisógono Teixeira da Cruz, que contribuiu muito para o crescimento ordenado de Vitória. Uma de suas obras mais famosas foi a intervenção na antiga Praça do Moscoso, transformando-a no Parque Moscoso, o que mudou sua ambientação e também promoveu o cercamento do Parque por muros e grades para evitar vandalismos no local".
Atual gestão municipal lamenta morte
A atual gestão municipal, que tem à frente o prefeito Lorenzo Pazolini, divulgou nota lamentando morte do ex-prefeito Chrisógono.
"A Prefeitura de Vitória lamenta a morte de Chrisógono Teixeira da Cruz, que foi prefeito de Vitória no período de 05/04/1971 a 13/03/1975. Em razão disso, a administração municipal decretou luto oficial de três dias".
Ex-governador manifesta pesar
Nas redes sociais, o ex-governador do Estado, Paulo Hartung, manifestou o sentimento de pesar pela partida do político. Confira: