Geral

Chácara Von Schilgen: Casarão abandonado em Vitória será transformado em centro cultural

Na tarde de segunda-feira (26), o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou o Acordo de Cooperação para restauração do local

Foto: Divulgação

O famoso casarão da Chácara Von Schilgen será restaurado e passará a ser um centro cultural. A edificação, construída por João Batista Politi, abrigou uma das famílias mais ricas e tradicionais da sociedade capixaba, no final do século XIX.

Por ser um prédio antigo com características físicas e arquitetônicas históricas, é demandado um serviço de restauro e manutenção de alta complexidade técnica. Na tarde desta segunda-feira (26), o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou o Acordo de Cooperação para restauração do local com o Instituto Modus Vivendi, uma associação civil sem fins lucrativos.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O objetivo é estabelecer uma parceria para execução de obras de manutenção e restauro do imóvel e de todo o entorno para torná-lo totalmente habilitado para funcionamento como um espaço cultural.

O Acordo de Cooperação visa preparar o espaço para receber exposições artísticas e todo o tipo de cultura, sendo um espaço com abrangência municipal e regional, para entregar à população um local interativo e dinamizador do patrimônio histórico, cultural e turístico.

Uma vez que será realizado um diagnóstico completo da edificação para identificar os serviços de restauração e manutenção, materiais e equipamentos adequados para a execução dos reparos, a utilização da Chácara Von Schilgen como espaço cultural está prevista para outubro de 2023.

O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, enfatiza o compromisso com o restabelecimento de locais importantes da cidade como a orla de São Pedro, a revitalização de Curva da Jurema e da Avenida Beira-Mar. O casarão da Chácara Von Shilgen é mais uma das obras que vão acontecer na capital.

“É motivo de alegria conseguir executar a restauração do Casarão, mais um monumento de Vitória que está sendo reestruturado para que a população tenha acesso à história, cultura e conhecimento”, acrescenta Pazolini.

O Secretário Municipal de Cultura, Luciano Gagno, reforçou a importância da obra para toda a região da Grande Vitória.

“Esse é um avanço muito importante para valorizar as raízes da nossa formação. Aproveitar a Chácara, que é emblemática para a história da cidade, para transformar em um espaço com viés cultural e ensinar a sociedade como chegamos até aqui é valorizar a nossa história”, diz ele.

Leia também: Gato que mora na Terceira Ponte vira “mascote” durante obra