Desfile celebra os 200 anos da Independência em Vitória. Veja as ruas que serão interditadas
O evento, que neste ano será alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil, vai acontecer na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a partir das 8 horas
Após dois anos sem cerimônia aberta ao público, devido à pandemia de covid-19, Vitória volta a receber o tradicional desfile cívico-militar, nesta quarta-feira (07). O evento, que neste ano será alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil, vai acontecer na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a partir das 8 horas.
O desfile será dividido em três etapas: desfile aéreo, com a exibição de helicópteros da Marinha, do Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (Notaer) e da Polícia Rodoviária Federal; desfile marítimo, com embarcações da Marinha (navio patrulha Gurupi), Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Guarda Civil Municipal de Vitória; e o desfile terrestre.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O desfile das forças de segurança vai contar com militares da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Justiça, e das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Viana e Cariacica, entre outras instituições.
Neste ano, a Marinha também será representada por 40 aspirantes da Escola Naval, sediada no Rio de Janeiro. Já as tropas do Exército serão complementadas com 40 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, vindos da cidade de Resende, também no Estado do Rio.
Também participam do desfile a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), escolas de todos os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), escoteiros, Defesa Civil de Vitória, e projeto Força no Esporte.
Cerca de 2 mil estudantes, acompanhados de seus responsáveis, vão participar do desfile, sendo também estimada a participação de 2.000 militares e servidores das forças de segurança, com equipamentos para demonstração à população.
LEIA TAMBÉM:
>> Feriadão de 7 de setembro: como vão funcionar supermercados, shoppings e comércio no ES
>> Feriado será de tempo aberto e aumento de temperaturas no ES
Ruas serão interditadas
Com a montagem da estrutura, algumas interdições serão realizadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), a pedido do Estado, nesta quarta-feira (7), haverá interdição total na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, sentido Bento Ferreira, no trecho entre a avenida Governador Bley e a Rua Joubert de Barros, das 5 às 23 horas, para a organização e realização do desfile.
O trânsito será desviado para a Avenida Governador Bley, Av. Princesa Isabel e Av. Vitória e demais vias adjacentes.
Também haverá interdição total da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, sentido Centro, no trecho entre a Rua Dom Bosco e Rua Josué Prado, das 5 às 15 horas. O trânsito será desviado para a Rua Dom Bosco, Avenida Vitória, Rua Henrique Novaes e Avenida Jerônimo Monteiro.
Para a área do palco, será feita interdição parcial da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, sentido Bento Ferreira.