1ª residência em jornalismo rede vitória

Geral

Rede Vitória lança 1ª Residência em Jornalismo com alunos da UVV

A ideia do programa é aproximar os estudantes, que estão prestes a se formar em Jornalismo, da prática da profissão nos veículos Folha Vitória, TV Vitória e Rádio Pan News Vitória

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Ramos/Rede Vitória

A Rede Vitória lançou a 1ª Residência em Jornalismo em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV). 

A ideia é aproximar os estudantes, que estão prestes a se formar em Jornalismo, do dia a dia de produção nos veículos Folha Vitória, TV Vitória e Rádio Pan News Vitória, proporcionando uma verdadeira imersão da prática jornalística. 

Ao todo, 10 alunos irão participar da residência, que vai acontecer durante duas semanas na Rede Vitória. Eles vão experimentar pelo menos quatro horas práticas diárias nas redações do Folha Vitória, TV Vitória e Jovem Pan News. O projeto, considerado um piloto para as próximas edições, teve início nesta terça-feira (20).

O grupo de estudantes também terá a oportunidade de reforçar o time da Rede Vitória em uma grande cobertura das eleições, no próximo dia 2 de outubro. A cobertura de eleições é desafiadora e movimenta as redações, um momento propício para viver a experiência da profissão. 

Foto: Rafael Ramos/Rede Vitória

A abertura do programa aconteceu no Highline da UVV, espaço na Enseada do Suá, em Vitória, e reuniu os alunos e profissionais da Rede. Depois do bate-papo sobre jornalismo e as boas-vindas no novo projeto com um café da manhã, os residentes foram conhecer as instalações da empresa no Centro de Vitória. 

Eles tiveram a oportunidade de conversar sobre os desafios diários da profissão com o gerente de Conteúdo da Rede Vitória, Thiago Bruniera, com a chefe da Redação do  Folha Vitória, Daniella Zanotti e com a coordenadora de projetos especiais da Rede Vitória, Karina Menezes.

Quem recebeu os alunos foi Michel Bermudes, apresentador do Balanço Geral da TV Vitória e que tem uma experiência de 20 anos cobrindo o jornalismo comunitário.

"Quero dar as boas-vindas aos alunos da UVV. Venham com muito gás, com brilho nos olhos. Estamos aqui para recebê-los com muito carinho e para trocar experiências", disse o jornalista. 

Thiago Bruniera, gerente de Conteúdo da Rede Vitória, ressaltou a importância do novo projeto. 

"A ideia é diminuir o abismo entre a prática, o mercado e a academia. Estamos muito animados e temos certeza de que colheremos bons frutos", afirmou.

A iniciativa vai contribui com a formação de novos profissionais e com a renovação do próprio jornalismo, destacou também a chefe da Redação do Folha Vitória, Daniella Zanotti. 

Foto: Rafael Ramos/Rede Vitória

A coordenadora do curso de Jornalismo da UVV, Marcela Tessarolo, ressalta que a formação acadêmica do profissional de Jornalismo, que passa pela prática profissional, foi muito prejudicada durante a pandemia da Covid-19, por isso a iniciativa é um momento único para os alunos. 

"A gente está muito feliz com a parceria com a Rede Vitória, que vai oferecer prática na redação da TV, do online e também do rádio. Isso é fundamental para a formação de bons profissionais", pontuou.

Também para o professor Daniel Carvalho, coordenador da área de Humanas da instituição, a parceria é bastante importante para formar os profissionais do futuro.

"É muito relevante para o curso de Jornalismo, para os futuros profissionais, porque conecta o mercado com a universidade. A residência é local de aplicação de conhecimentos e de aprendizado para o presente e, principalmente, para o futuro", destacou Daniel.

Grandes expectativas para os residentes

Uma das estudantes que participa do projeto-piloto, Karolina Valério,  diz que a residência representa uma oportunidade para quem ainda está na faculdade de saber como é a prática e o dia a dia do jornalismo. "Estou muito ansiosa e cheia de expectativa para fazer parte de uma redação", disse.

Gabriel Barros/ Folha Vitória
Gabriel Barros/ Folha Vitória
Gabriel Barros/ Folha Vitória
Gabriel Barros/ Folha Vitória

Também para o estudante Danilo Luca Ferreira Martins, a parceria vai aproximar os estudos com a realidade profissional.

"A parceria vai dar oportunidade para nós estudantes termos contato com a prática do jornalismo e como é atuar e ter o contato com o público para a produção de notícias", afirmou.

Gabriel Barros/ Folha Vitória
Gabriel Barros/ Folha Vitória
Gabriel Barros/ Folha Vitória
Gabriel Barros/ Folha Vitória


Pontos moeda