Geral

Dia de São Cosme e Damião: conheça tradição dos doces e simpatias

A data é comemorada no dia 26 entre os católicos e no dia 27 para umbandistas, candomblecistas e na tradição popular brasileira

Foto: Reprodução

O dia dos padroeiros dos irmãos gêmeos médicos São Cosme e Damião é automaticamente lembrado por muitas pessoas por conta da distribuição dos doces, da festa e muita alegria das crianças. Embora popularmente celebrada em 27 de setembro no Brasil, a data para a Igreja Católica é 26 deste mês. Você sabe o por quê?

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Segundo a Igreja Católica, a partir de uma reforma no calendário, foi decidido que Cosme e Damião seriam celebrados nesta segunda-feira, 26 de setembro, para não haver choque de datas com São Vicente de Paula, cuja morte foi comprovadamente no dia 27 de setembro, o que não há confirmação no caso dos irmãos gêmeos.

Entretanto, para umbandistas, candomblecistas e na tradição popular brasileira, as figuras são cultuadas no dia 27, data em que teria ocorrido o falecimento dos dois irmãos. Seja qual for o dia, para os que acreditam, o fundamental é celebrar esses santos, tão antigos e conhecidos, considerados os padroeiros dos cirurgiões, médicos, dos farmacêuticos e das crianças.

LEIA TAMB´ÉM: >> Devota de São Cosme e Damião distribui doces há anos no ES após promessa para engravidar

Qual a relação com os doces?

Sacolinhas recheadas de balas, pipocas, paçocas e guloseimas não podem faltar durante as celebrações de São Cosme e Damião. Mas, qual a grande relação dos irmãos com as iguarias?

Segundo a cigana e magista Sibyla Rudana, Cosme e Damião eram gêmeos, foram para Síria e lá se aprofundaram nos estudos das ciências e medicina. Após algum tempo, se tornaram médicos que curavam, sem cobrar, recebendo doces em agradecimento. 

Foto: Divulgação

Por isso, para os católicos, os doces são distribuídos como maneira de perpetuar a bondade e a caridade dos irmãos. 

Já para os umbandistas e candomblecistas, as guloseimas são um agrado aos orixás Ibejis, uma entidade infantil que é de modo comum sincretizada com São Cosme, Damião e os filhos gêmeos de Iansã e Xangô. Além disso, a distribuição dos doces significa partilhar as alegrias.

Simpatias de São Cosme e Damião

A pedido do Folha Vitória, a cigana e magista, Sibyla Rudana, separou algumas simpatias e orações para ajudar a terem suas preces atendidas. 

1 – Simpatia para proteger a casa: no dia de Cosme e Damião, a pessoa deve comprar duas chupetas, uma rosa e outra azul. Além disso,  também deve comprar uma vela rosa e uma azul. 

Após isso, deve colocar as chupetas perto das velas e deixar que elas queimem até o fim, pedindo a Cosme e Damião que consagrem as chupetas para que elas atraiam sorte, proteção e prosperidade dos santos gêmeos durante todo o ano. 

2 – Simpatia para acalmar a criança: a pessoa deve pegar uma peça de roupa da criança agitada e lavar ela normalmente, mas na última água, colocar a peça de molho com uma colher de café de açúcar. 

Após isso, é necessário deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a Cosme e Damião que acalmem a criança e traga mais doçura nos caminhos. Quando as velas terminarem de queimar, deve torcer a roupa, deixar secar normalmente e colocar na criança agitada. 

3 – Simpatia para não faltar dinheiro:  a pessoa deve comprar uma figa de metal, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Após, vai colocar os pães de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. 

Deve acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano. Quando as velas terminarem de queimar é necessário colocar a figa na carteira e só retirar no ano seguinte. 

Levar os pães de mel a uma praça e colocar aos pés de uma planta. No ano seguinte repetir deixando a figa velha com os pães de mel no jardim.

Oração de São Cosme e Damião

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus’. 

São Cosme e Damião, rogai por nós.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória