Geral

Caminhada para incentivar doação de órgãos vai ter DJ que está na fila de transplante

O evento, que visa reforçar a importância desse ato de amor que pode salvar vidas, vai acontecer neste sábado (14) a partir das 15h na Praia da Costa, em Vila Velha

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: reprodução de video

Vai acontecer neste sábado (16), a partir das 15h, na Praia da Costa, em Vila Velha, a 11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos, realizada pelo Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). 

O evento visa reforçar a importância desse ato de amor que pode salvar tantas vidas vai contar com uma trilha sonora especial: a DJ Mamy Blue, de 65 anos, que está na fila de transplante de rim.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Olira de Carvalho da Silva Lopes, conhecida como Mamy Blue, desde 2007, sempre acompanhou a filha nas raves que aconteciam no Espírito Santo. Ao sentir gosto pela música eletrônica, se interessou em fazer um curso de DJ em 2019. 

Logo em seguida, ela começou a tocar em várias festas e locais públicos. A DJ é diabética e chegou a perder a visão dos dois olhos. No entanto, após uma cirurgia conseguiu recuperar a visão de um dos olhos. 

A doença também trouxe sequelas para os rins e desde fevereiro de 2023, Mamy Blue faz hemodiálise três vezes na semana em uma clínica particular no município de Vila Velha. 

Neste mês de setembro, ela entrou para a fila de transplante de rim e será a DJ que vai tocar na 11ª Caminhada de Sensibilização para doação de Órgãos. No último Dia dos Pais, dona Olira fez uma apresentação na clínica onde faz hemodiálise. Assista:

Quem está na lista de espera para realizar o transplante enxerga a seriedade dessa caminhada. Vanuza Soares de Oliveira, de 46 anos, é paciente do HEVV e aguarda com muita ansiedade por um coração. Ela fala como é fundamental falar sobre esse assunto.

“Só quem está na fila de espera sabe o quanto é angustiante. Acho que muitas pessoas ainda não sabem que quando a doação de órgãos se concretiza várias vidas são salvas. Essa caminhada vem para incentivar e para conscientizar sobre a importância desse ato. Deixo aqui o meu apelo para que as pessoas digam sim à doação de órgãos”, ressalta a cozinheira.

O Hospital Evangélico é referência em transplantes de rim, córnea, coração e fígado. Nesse ano de 2023, o hospital realizou 24 transplantes renais, 4 de fígado e 71 de córneas. Durante todo o ano, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) realiza importantes ações para conscientizar as famílias sobre esse ato de solidariedade.

“Esse ano retomamos a caminhada com a proposta de fazer um grande ato de mobilização. Faremos um evento que contará com a participação dos nossos médicos e enfermeiros que estarão a disposição para explicar sobre o processo da doação de órgãos. Vamos apresentar dados e levar muita informação para quem estiver no local”, disse Luana Torrente, que é enfermeira da CIHDOTT do HEVV.

Quem pode doar?

Pode ser um doador qualquer pessoa que teve morte encefálica e que a família autorize a doação. Mas, segundo o coordenador do programa de transplantes do HEVV, Bruno Majevski de Assis, muitas pessoas não sabem como funciona o processo e recusam a doação.

“Só nesse ano, aqui no Espírito Santo, tivemos 45% de recusas familiares. Esse é um número muito alto. As pessoas têm muito medo de autorizar a doação e o que nós buscamos é desconstruir os mitos e explicar como acontece todo o procedimento”, reforça Majevski.

SERVIÇO

11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos

Data: sábado (16)

Local: Orla da Praia da Costa, Vila Velha – em frente a farmácia Santa Lúcia

Horário: 15h