Geral

Cariacica constrói monumento em homenagem à Bíblia por R$ 165 mil

A contratação foi sem licitação e o Ministério Público Estadual disse que vai apurar os fatos

Foto: Reprodução / Instagram

Um monumento em homenagem ao Dia da Bíblia foi construído e será instalado na entrada do município de Cariacica, nas proximidades da Segunda Ponte. A obra foi contratada pela Prefeitura de Cariacica sem licitação pelo valor de R$ 165 mil.

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Cariacica, após tomar conhecimento da obra e da contratação sem licitação, divulgou nota informando que “instaurou procedimento para apurar o fato e já requisitou as informações aos envolvidos”. A prefeitura afirma que tem respaldo legal.

O prefeito da cidade, Euclério Sampaio, que é evangélico, fez uma postagem nas redes sociais nesta quarta-feira (13) comemorando a construção do monumento.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na publicação, ele declarou: “Sensacional. Somos guiados por Deus. Amém”. O Dia da Bíblia é celebrado no país no segundo domingo de dezembro.

No Diário Oficial do município foi publicada, também nesta quarta, a inexigibilidade da licitação para a confecção do monumento em homenagem à Bíblia. A empresa contratada para a construção é a Hipólito Alves da Silva Escrituras, do artista Hippolito Alves.

“Poderá ocorrer a contratação direta”, explica advogado

Consultado pelo jornal online Folha Vitória, o advogado Sandro Câmara, especialista em Direito Público e Empresarial, explica que, em caráter excepcional, e preenchidos os requisitos legais, poderá ocorrer a contratação direta do profissional para a produção de obra artística, inclusive sem limitação de valores.

“A legislação que trata de licitações e contratações públicas, em especial, as Leis 8.666/93 e 14.133/2021, considera inviável ou inexigível a abertura de processo licitatório para contratação de profissional de setor artístico, indicando, como ressalva, a necessidade de que o artista seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”, destaca o advogado.

Por outro lado, nos casos em que não se tenha a condição de “artista consagrado”, a licitação é obrigatória e ocorrerá sob as modalidades de concorrência ou concurso, nos termos da lei, conforme explicação do especialista em Direito Público.

“A grande questão passa pelos conceitos indeterminados e subjetivos utilizados pela lei (‘consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública’), o que permite uma amplitude de interpretações, causando, em muitos casos, conflitos quanto à aplicação da própria lei”, finaliza Sandro Câmara.

Inexigibilidade da licitação

Assinado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Roberto de Oliveira, consta na publicação desta quarta no Diário Oficial de Cariacica que, de acordo com a Lei n° 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), fica reconhecida a inexigibilidade de licitação em relação à obra com base no artigo 74, Inciso II.

O inciso descreve: “Contratação de profissional do setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.

Hippolito Alves é capixaba, nascido no município de Anchieta, no Sul do Estado. Ele se estabeleceu em Cariacica, onde tem seu ateliê. Possui várias obras e esculturas.

Foto: Reprodução / Instagram
Euclério Sampaio postou vídeo nas redes sociais mostrando o monumento

Prefeitura defende que “concepção artística não admite concorrência”

Segundo a Prefeitura de Cariacica, o processo de contratação do monumento está formalizado em “estrita obediência à prescrição legal”. Isso ocorre, segundo o município, “por se tratar de uma obra de arte contratada junto ao próprio artista, Hippolito Alves, que a concebeu e a esculpiu, é um objeto único”. 

“Concepção artística não admite concorrência, portanto, necessariamente é uma hipótese de inexigibilidade de licitação. A opção da aceitação da proposta do artista Hippolito Alves levou em consideração aspectos inerentes ao projeto cultural desenvolvido pelo Município para o local, por sua dimensão e constituição, e por ser o autor um escultor capixaba consagrado nacionalmente, residente no município de Cariacica”, diz a prefeitura em nova encaminhada ao jornal online Folha Vitória. 

Além disso, a prefeitura ressalta que a ideia da obra é fomentar a cultura, o turismo e valorizar também um artista da cidade.

“Hippólito Alves é um escultor capixaba, ele residente em Cariacica é reconhecido no Brasil todo. É um especialista em escultura e arte sacra”, ressalta a prefeitura. 

Veja o vídeo postado pelo prefeito: 

Pelas imagens divulgadas no Instagram do prefeito é possível ver que uma área na entrada da cidade, na subida da Segunda Ponte, está sendo reformada para receber a Bíblia gigante.

O monumento criado pelo artista é uma Bíblia aberta. Em uma “página” está o versículo: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança” – Salmos 33:12. Na outra, outro trecho bíblico: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” – Salmo 127:1.

LEIA TAMBÉM: Aplicativo para reforçar segurança da navegação é lançado no ES

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória