O delegado aposentado da Polícia Civil José Durval da Silva, de 93 anos, está desaparecido desde a última segunda-feira (25). Segundo a filha dele, Eliane Barbosa, o pai havia saído de casa, em Vitória, pela manhã, e seguiria para seu sítio, na localidade de Peixe Verde, interior de Viana, como costuma fazer.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No entanto, desde então, familiares não têm mais notícias sobre o paradeiro dele. Buscas estão sendo feitas por equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e tiveram o apoio do helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) nesta terça-feira (26).
Durante a tarde, a equipe do Notaer conseguiu localizar o carro do delegado aposentado, um Fiat Strada branco, em uma estrada de chão na localidade de Vale da Estação, interior de Domingos Martins, Região Serrana do Estado.
Entretanto, não havia ninguém dentro do veículo, que estava trancado. As buscas foram retomadas pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (27).
Eliane disse que percebeu algo estranho com o pai quando verificou que o rastreador do carro dele indicava que o veículo estava parado em um mesmo lugar, durante muito tempo.
“Liguei para o celular dele, mas deu caixa postal, já que ele estava em um local sem sinal. Depois fui na delegacia e registrei a ocorrência. Acredito que ele tenha ficado desorientado, saído do carro e se perdeu”, afirmou.
Em entrevista ao jornal do Balanço Geral, da TV Vitória, outra filha de José, a servidora pública, Iara Ferraz, afirmou que o idoso é considerado muito independente, mesmo com a idade avançada.
“Ele ainda dirigia e tinha o hábito de sair, mesmo com 93 anos. Acreditamos que, por algum motivo, ele deve ter saído e no meio do caminho tenha se perdido ou caído no meio da mata”, narra.
Segundo Iara, no momento em que a família encontrou o veículo, não foram encontradas marcas de arrombamento ou tiros na parte externa do carro. “Começamos a ficar preocupados com a situação, ele era um idoso muito independente e conhecia aquele caminho. Era difícil tirar a independência”.
A Polícia Civil informou que, as buscas pelo delegado aposentado desaparecido são conduzidas pela Delegacia de Polícia de Marechal Floriano, também na Região Serrana.
A Polícia conta com a ajuda da população para dar continuidade às investigações. Qualquer informação pode ser repassada de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.
Leia também: À espera de rim há 9 anos, homem é resgatado de helicóptero em trilha para receber transplante