Filhote de baleia encalhado é resgatado e devolvido ao mar
Macho de cerca de uma semana de vida encalhou nas pedras e foi resgatado por voluntários do Instituto Orca, chances de sobrevivência são baixas
Um filhote de baleia-jubarte de cerca de uma semana de idade, encalhou na Praia de Manguinhos, no município da Serra na manhã deste domingo (17). O animal foi devolvido ao mar, mas tem poucas chances de sobrevivência, segundo o diretor de projetos Instituto Orca, João Marcelo Nogueira.
O animal, que é um macho e pesa por volta de uma tonelada, ficou preso às pedras da praia e foi necessário uma equipe de sete pessoas para devolvê-lo ao mar, em um trabalho de resgate que levou cerca de duas horas para ser concluído.
"A equipe passou algumas cintas por baixo do animal e foi conseguindo dar um equilíbrio para o animal. Conforme a maré foi enchendo foram rotacionando o animal para ir pegando a referência novamente", contou o diretor.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com Nogueira, os voluntários levaram o filhote para o mar, quando começou a bater as nadadeiras e se distanciar da equipe. O animal ainda é visível na praia e se encontra pouco afastado da arrebentação.
O diretor informou que as chances de sobrevivência da baleia são pequenas, e que a equipe tem esperança de que a mãe apareça para resgatar o filhote. O motivo do encalhe teria sido a pouca idade do bebê, que ainda não se locomove perfeitamente.
"Ele ainda estava desnorteado, pode ser que a própria maré trouxe ele, porque é muito novinho. Ainda estava aprendendo os trabalhos com a mãe. A chance de sobrevivência ainda é muito pequena, de zero a 10, diria que ele tem de 2 a 3 de chances. São pequenas, mas a cada minuto aumenta, ficamos torcendo. Nossa esperança é que a mãe apareça", disse.
Assista ao vídeo do resgate
Leia Também: Aluno autista se destaca com pinturas e exposição em Vila Velha