Geral

Mergulhão em Jardim Camburi: obra deve começar em dezembro e durar mais de 2 anos

Projeto prevê reduzir o tempo da travessia de 88 segundos para apenas 10 segundos entre as Avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, melhorando a fluidez no trânsito

Foto: divulgação PMV

A construção do mergulhão no cruzamento das Avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, em Jardim Camburi, em Vitória, vai custar R$ 92,2 milhões. Além de melhorar a circulação dos motoristas, com o fluxo contínuo, a obra resultará em um menor impacto da paisagem de uma das principais vias de Vitória. A ordem de serviço deve ser assinada em dezembro, com prazo de construção de 30 meses.

Durante o lançamento do edital realizado nesta quarta-feira (20), a administração informou que o projeto prevê reduzir o tempo da travessia de 88 segundos para apenas 10 segundos. Com isso, será dada mais fluidez ao tráfego, sem a presença de semáforos na região. 

Veja como será o tráfego de veículos: 

O projeto prevê que os motoristas que trafegam pela Avenida Norte-Sul, no momento que cruzarem a Dante Michelini, na Praia de Camburi, poderão seguir por uma via mais à direita, para trafegarem no sentido do Centro de Vitória. 

Também será presente uma segunda via, que passará pelo mergulhão no sentido Vitória. Com ela, será presente um retorno para o bairro de Jardim Camburi

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, após as obras, os motoristas que seguem na Dante Michelini e vão em direção ao município da Serra, vão continuar na via mais à direita, a partir disso, vão seguir para o bairro de Jardim Camburi. 

Ao mesmo tempo, um segundo fluxo de veículos, que segue para a Serra, deve passar pelo mergulhão e seguir para a Avenida Norte e Sul. 

Já os veículos que saem de dentro do bairro Jardim Camburi e trafegam pela Praia de Camburi vão passar por um elevado que seguirá, no sentido Vitória, para a parte da Avenida Dante Michelini.

Foto: Secretaria de Obras de Vitória

Segundo o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, com o lançamento do edital das obras, a partir disso, as empresas têm 60 dias úteis para avaliarem o anteprojeto e participarem da concorrência. A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada até dezembro.

“Essa é uma obra feita integralmente com recurso da Prefeitura de Vitória e isso, até o mês de dezembro a disputa deve ocorrer. E se tudo correr bem, se não tiver impugnação ou projeto judicial, chegaremos no final do ano com a empresa vencedora com perspectiva da mobilização das obras”, disse o prefeito. 

O secretário de Obras do município, Gustavo Perin, informou que o local era um dos pontos com necessidade de intervenção. 

“É uma obra com muitos desafios, principalmente os relacionados ao lençol freático. Entretanto, resultaria no impacto menor na paisagem e também reduziria o impacto da degradação da região com ocupação irregular como ocorre com os viadutos”, disse. 

Ainda conforme a administração do município, durante todas as etapas de obras, o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas será mantido. 

Foto: Secretaria de Obras de Vitória

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Morador pinta avenida e cria falsas vagas para motos em Jardim Camburi

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória