Geral

Ex-presidente da Findes, José Bráulio Bassini, morre aos 89 anos

José Bráulio Bassini foi presidente da Findes por três mandatos, de 1992 a 2000, e se preocupava com o desenvolvimento do Estado

Foto: Reprodução/ Findes

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) publicou uma nota de pesar pelo falecimento do empresário do ramo de confecções e presidente emérito da Findes, José Bráulio Bassini, na madrugada deste domingo (24/09). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Aos 89 anos, ele deixou quatro filhos e uma trajetória industrial marcada pelo estímulo ao associativismo, fortalecimento das micro e pequenas indústrias e melhorias de processos e à gestão da qualidade das indústrias.

Bassini foi presidente da Findes por três mandatos, de 1992 a 2000, e sempre tinha uma preocupação com o desenvolvimento do Estado. 

Em um depoimento aos 60 anos da Findes, ele já dizia: “Através da Federação aconteceria o desenvolvimento do setor (industrial). O afastamento das empresas enfraquecia o setor ao invés de fortalecer. E tínhamos que nos unir e pensar no futuro.” (Bassini, Julho, 2018). 

Ao longo da vida, empreendeu no segmento de papel e celulose e esteve à frente ainda de sindicatos como Sinvesco, Sinconfec e Sindipapel. 

O empresário é reconhecido, ainda, por ter criado e estimulado importantes programas ligados a melhorias de processos e à gestão da qualidade, a exemplo do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), além da implantação de uma unidade do Senai em Colatina, que leva o seu nome. 

Confira a nota na íntegra da Federação das Indústrias do Espírito Santo 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) manifesta profundo pesar e lamenta imensamente o falecimento de uma relevante liderança da indústria capixaba, o empresário José Bráulio Bassini.

Ele, que iniciou sua vida profissional como empresário do vestuário e também empreendeu no segmento de papel e celulose, foi presidente da Findes por três mandatos, de 1992 a 2000. Esteve à frente ainda de sindicatos como Sinvesco, Sinconfec e Sindipapel.

Bassini teve papel fundamental no desenvolvimento capixaba e no estímulo ao associativismo, em especial realizando um forte trabalho em prol do fortalecimento das micro e pequenas indústrias.

É reconhecido ainda por ter criado e estimulado importantes programas ligados a melhorias de processos e à gestão da qualidade, a exemplo do Prodfor.

Sua dedicação nesse tema contribuiu para que a indústria capixaba ampliasse o seu mercado tanto local quanto nacionalmente, impulsionando as empresas do Estado a ganharem grande protagonismo na cadeia de fornecimento das grandes indústrias brasileiras.

José Bráulio Bassini será sempre lembrado com muita admiração e por ter feito a diferença para o crescimento e o desenvolvimento do segmento industrial e do Espírito Santo.

Como reconhecimento e homenagem, a Findes decretou três dias de luto em razão do seu falecimento. A Federação presta a sua solidariedade e carinho aos familiares e amigos. - Cris Samorini, Presidente da Findes