Areia trocada e revitalização da restinga: Vitória ganha "nova praia" e parque
Parque Municipal Costeiro e outras ações fazem parte das ações previstas no Termo de Compromisso Ambiental assumido pela Vale
A área do extremo norte da Praia de Camburi passou por um processo de revitalização e deve ganhar um novo parque ainda este mês.
O Parque Municipal Costeiro, previsto para ser inaugurado em setembro, e outras ações fazem parte das ações previstas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assumido pela Vale, em 2017, em parceria com o Ministério Público Federal e Estadual e o poder público.
LEIA TAMBÉM:
>> De mirante a anfiteatro; veja como será Parque Costeiro na Praia de Camburi
>> Botija de gás tem reajuste e preço pode chegar a R$ 130 no ES
>> Grávida dá a luz em garagem de prédio: "Um susto!"
Entre as ações realizadas estão a limpeza de cerca de 43m² de faixa de areia para retirada de resíduos e minério de ferro, e a troca por uma "areia nova" no trecho que não é banhado pelo mar. Com isso, os moradores e turistas poderão aproveitar uma "nova praia" revitalizada.
Além disso, também será realizada a recomposição da vegetação nativa da região. Cerca de 10 mil mudas de espécie de restinga serão plantadas ao longo de 10 anos.
Com cerca de 17 mil m² de área, incluindo a sede, anfiteatro, trilhas ecológicas e mirante, o Parque Municipal Costeiro será integrado ao Atlântica Parque, construído pela Vale e atualmente sob gestão municipal.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) destacou que, após a inauguração, a Vale fará a gestão do Parque Municipal Costeiro, que tem previsão de atendimento para 150 pessoas, simultaneamente, e 450 pessoas por dia, subdividido em dois setores: de recuperação e de visitação.
A sede do parque será destinada às visitas guiadas para educação ambiental de alunos, visitantes e turistas.
Por meio de nota, a Vale informou que a recuperação já foi concluída e que a obra foi um compromisso assumido em 2017 junto ao Ministério Público Federal e Estadual.
"A recuperação da faixa de areia não banhada pelo mar no extremo Norte da Praia de Camburi foi concluída, conforme prevê o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assumido em 2017 pela Vale em parceria com o Ministério Público Federal e Estadual e poder público", afirmou.
A mineradora informou ainda que a maré possibilita o retorno pontual do pó preto na área norte de Camburi, mas que a fauna e a flora do local não estão em risco.
"Importante considerar que o sentido predominante das correntes de maré possibilita o retorno pontual de sedimentos na área norte de Camburi, já recuperada pela Vale. Cabe destacar que a fauna e a flora do local estão estáveis e incluem espécies típicas de regiões costeiras."