Geral

Baleia suspeita de ser "espiã" da Rússia é encontrada morta

A baleia foi vista pela primeira vez há cinco anos, com uma cara presa a um arnês com as inscrições "Equipamento de São Petersburgo"

Redação Folha Vitória

Foto: crédito: Reprodução/Instagram

Uma baleia beluga branca descoberta em 2019, apelidada de Hvaldimir, suspeita de ser uma "espiã" do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi encontrada morta no domingo (1), na Noruega. 

A baleia foi vista pela primeira vez há cinco anos, com uma cara presa a um arnês com as inscrições "Equipamento de São Petersburgo". 

A partir disso, surgiu a suspeita de que o animal era uma espécie de espião da Rússia, o que sempre foi negado pelo país. 

LEIA TAMBÉM: 

Por unanimidade, 1ª Turma do STF confirma suspensão do X

Inmet: massa de ar seco deve provocar diminuição das chuvas em grande parte do País

Dino dá recado a Musk ao manter suspensão do X: "Tamanho de conta bancária não gera imunidade"

Uma investigação conduzida pela agência de inteligência doméstica da Noruega avaliou que Hvaldimir provavelmente foi treinado, porque parecia ser acostumado com humanos.

De acordo com a Marine Mind, a causa da morte de Hvaldimir ainda não foi descoberta e o corpo do cetáceo passará por uma necrópsia. 

A baleia morreu aos 15 anos, sendo que a expectativa de vida para a espécie é de 60 anos. A fundadora do local contou que a baleia foi vista morta e flutuando perto de Risavika, no sudoeste da Noruega. 

Nas redes sociais, a Marine Mind prestou homenagem ao animal: "Hvaldimir preencheu a lacuna entre humanos e animais selvagens de uma forma que poucos conseguem. Ele foi especial para muitos, deixando uma marca duradoura em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo".