Infrações

Blitz retira vans escolares das ruas de Vila Velha por falta de segurança

A ação aconteceu durante o horário de entrada dos alunos em escolas do bairro Alecrim, em Vila Velha

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Governo ES

Uma operação integrada no bairro Alecrim, em Vila Velha, fiscalizou vans escolares e motoristas para combater o transporte irregular e clandestino de estudantes. 

A ação aconteceu na tarde da última quinta-feira (12), durante o horário de entrada dos alunos em escolas da região. 

Durante a blitz, cinco veículos de transporte escolar foram abordados, resultando na emissão de 14 autos de infração por irregularidades no trânsito. Dois dos veículos inspecionados foram removidos ao pátio credenciado do Detran ES.

LEIA TAMBÉM: 

Casa de três andares desaba e idosa fica soterrada no Rio

Telescópio da Nasa capta imagens de fumaça de incêndios sobre o Brasil

Navio naufraga em Pernambuco e autoridades buscam 5 desaparecidos

Entre as infrações registradas estavam a falta de equipamentos obrigatórios de segurança, como cintos de segurança para os alunos, tacógrafos e pneus em más condições de uso. 

Algumas das vans também não tinham qualquer identificação que as caracterizassem como transporte escolar, o que agrava os riscos para os estudantes.

“Flagramos vans escolares sem equipamentos obrigatórios, como cintos de segurança para os alunos, tacógrafo, com pneus carecas e veículo inclusive sem a mínima identificação de escolar. Ou seja, sem as mínimas condições de circular, colocando em risco a segurança de crianças e adolescentes", afirma o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-ES, Jederson Lobato.
"Fica sempre o alerta também para os pais e responsáveis na hora da contratação, pois devem verificar se o transporte é de fato regular”, acrescenta. 

Veja o balanço da operação:  

5 vans escolares abordadas e um automóvel;
14 Autos de infrações;
3 veículos removidos;
2 Termos Circunstanciados por exercício ilegal da profissão.