Geral

Capitalismo Consciente: evento em Vitória destaca cases capixabas de sucesso

O encontro gratuito acontece no dia 18, às 19h, no Auditório Fucape Business School, e contará com duas palestras

Lucas Gaviorno *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Acervo pessoal

Você acha que lucro e consciência social não combinam? Então o evento “Consciente na Prática”, da filial de Vitória do Movimento Capitalismo Consciente, vem mostrar que não é bem assim. 

LEIA TAMBÉM:

Corrente do Bem vai ajudar confeiteira a terminar reforma de casa em Vila Velha

Mega-Sena: apostas do Espírito Santo faturam bolada; veja resultado

Incêndio em turfa afeta trânsito e interdita Contorno

O evento é gratuito. Para se inscrever, basta acessar este link. O encontro acontece no dia 18, às 19h, no Auditório Fucape Business School, e contará com duas palestras.

Serão apresentados dois cases de sucesso, em que empresas atuaram não só visando seu próprio crescimento, mas também melhorias na sociedade ao seu redor. 

“A ideia de que a empresa precisa pensar num propósito maior, que vai além dos lucros, foi desenvolvida por John Mackey e Raj Sisodia, os quais expuseram suas ideias no livro Capitalismo Consciente: como liberar o espírito heroico dos negócios”, explica Flávia Rapozo, líder do Movimento Capitalismo Consciente em Vitória.

O Capitalismo Consciente é embasado em quatro pilares: propósito maior; integração de stakeholders; liderança consciente; e cultura consciente. 

A primeira palestra será “Resiliência em tempos de adversidade: A atuação da Sicredi Serrana frente aos eventos climáticos no Rio Grande do Sul”, apresentada pelo diretor-executivo da cooperativa Sicredi Serrana RS/ES, Fabrício Cambruzzi. 

Após o coffee break, será apresentada a palestra “Produção cultural com foco nos ODS da ONU e em ações de sustentabilidade”, que falará sobre o Movimento Cidade (MC), multiplataforma de cultura urbana sediada em Vitória-ES. A palestra será apresentada por Léo Alves, fundador do MC, e a jornalista e gestora cultural Luísa Costa, que atua no MC desde 2020.

Flávia ressalta ainda que “colocar em prática a filosofia do CC não é trivial, e envolve mudança de cultura. Por isso, quanto mais o tema for discutido, maiores as chances de influenciar as lideranças a ter uma postura servidora e que engaje as demais pessoas no propósito maior da organização”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO

19h00- 19h05: 

- Boas-vindas. Movimento Capitalismo Consciente.

- Case: Resiliência em tempos de adversidade: A atuação da Sicredi Serrana frente aos eventos climáticos no Rio Grande do Sul.

20h05: 

- Coffee-break.

- Case: Produção cultural com foco nos ODS da ONU e em ações de sustentabilidade.

21h00: 

-Encerramento.