Chile, EUA e Canadá: alunos do ES vão fazer intercâmbio em dezembro
Os estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em inglês e espanhol, enquanto vivenciam novas culturas
Cento e setenta alunos da rede estadual do Espírito Santo irão embarcar para um intercâmbio de três meses no Chile, Estados Unidos e Canadá, em dezembro de 2024,como parte do Programa de Intercâmbio Estudantil da Secretaria da Educação (Sedu).
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória.
Os estudantes, que participaram de cursos de idiomas oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEI), terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em inglês e espanhol, enquanto vivenciam novas culturas.
LEIA TMBÉM:
Blitz retira vans escolares das ruas de Vila Velha por falta de segurança
Móveis de grife e pedras naturais transformam a decoração de luxo
Telescópio da Nasa capta imagens de fumaça de incêndios sobre o Brasil
O programa contempla 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 para o Canadá e cinco para o Chile, na modalidade Curso Intensivo de Línguas. A iniciativa visa ampliar a fluência dos alunos nas línguas estudadas e proporcionar uma imersão cultural.
“Essa experiência vai ajudar no futuro desses estudantes, permitindo o aperfeiçoamento do conhecimento na língua que escolheram”, afirmou o governador Casagrande.
Os alunos serão hospedados em casas de famílias anfitriãs, conhecidas como "host family", que foram selecionadas para garantir segurança e proximidade com as escolas. Além do curso intensivo, o programa oferece seguro saúde, ajuda de custo mensal de U$400,00, café da manhã e jantar.
Segundo o secretário de Educação, Vitor de Angelo, o intercâmbio é uma oportunidade única: “É uma vivência que não apenas melhora o idioma, mas também é uma experiência pessoal e cultural muito rica”, ressaltou.
A seleção dos estudantes foi realizada em três etapas, incluindo análise de rendimento escolar, aproveitamento mínimo de 80% nos cursos de idiomas e uma entrevista oral on-line para avaliar a fluência no idioma estrangeiro.
Para Ana Clara Gomes de Oliveira, uma das alunas selecionadas, a expectativa é grande. “Quando eu tinha 11 anos, comecei a gostar de inglês por conta das músicas que eu ouvia. A oportunidade do intercâmbio é uma honra e estou muito feliz!”, compartilhou.
Já Clara Mavi Sampaio Palmeira, que participou do programa em 2023, incentivou os novos intercambistas: "Aproveitem ao máximo! Fazer o intercâmbio foi uma das mais importantes experiências da minha vida."
O Programa de Intercâmbio Estudantil, criado em 2009 e vinculado ao Centro Estadual de Idiomas desde 2010. Atualmente, com 23 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação.