Geral

Chimpanzé arranca bebê dos braços da mãe e mata a criança em seguida

O incidente ocorreu em Bossou, na Guiné. A mãe da criança, Seny Zogba, estava trabalhando em uma plantação de mandioca quando o chimpanzé a atacou

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução / Instagram

Um chimpanzé, famoso por sua habilidade no uso de ferramentas, protagonizou um ataque trágico ao arrancar uma menina dos braços de sua mãe e levá-la para uma floresta, onde a matou e mutilou seu corpo.

LEIA TAMBÉM:

Pets têm direito a pensão na separação do casal? Especialista explica

Aquecimento global: especialista explica riscos para a saúde (calor é pior que o frio)

Como controlar o colesterol sem remédios: 5 estratégias eficazes

O incidente ocorreu em Bossou, na Guiné. A mãe da criança, Seny Zogba, estava trabalhando em uma plantação de mandioca quando o chimpanzé a atacou, mordendo-a e roubando sua filha de oito meses, Yoh Hélène.

O corpo da bebê foi encontrado mutilado a cerca de três quilômetros da Reserva Natural das Montanhas Nimba. Testemunhas afirmam que a criança foi eviscerada, e há suspeitas de que o chimpanzé utilizou ferramentas para realizar a mutilação.

Gen Yamakoshi, pesquisador-chefe, comentou ao jornal "The Times" que os chimpanzés locais "não têm mais medo dos humanos", o que pode explicar o comportamento agressivo. O ataque provocou uma revolta entre os moradores, que culparam os cientistas que estudam essa comunidade de chimpanzés há décadas.

 Enfurecidos, manifestantes invadiram o Instituto de Pesquisa Ambiental de Bossou, levando o corpo da menina e destruindo o local. Equipamentos, drones, computadores e documentos foram incendiados durante o protesto.

Joseph Doré, um dos manifestantes, explicou que o que mais revoltou a população foi "a brutalidade com que a menina foi morta". Alidjiou Sylla, ecologista local, afirmou que a escassez de alimentos na reserva está forçando os animais a saírem da área protegida com maior frequência, aumentando o risco de ataques a humanos.

LEIA TAMBÉM:

Gordura de origem vegetal ou animal: qual merece mais espaço no cardápio?

Cigarro eletrônico pode causar bruximo? Veja sintomas e tratamentos

Setembro Amarelo: veja como e onde procurar ajuda

O centro de pesquisa registrou seis ataques de chimpanzés a pessoas desde o início do ano, sendo o caso da bebê Yoh Hélène o mais grave até o momento.

*Com informações do Extra

BUMBUM LÁ EM CIMA! COMO AUMENTAR E DAR UM PUMP NO CORPO ANTES DO VERÃO

Foto: Reprodução/Freepik @serhii_bobyk

À medida que o verão se aproxima, a procura por procedimentos estéticos, incluindo a cirurgia plástica, aumenta consideravelmente em todo o Brasil. O país, inclusive, segundo o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), segue ocupando a liderança no ranking de plásticas realizadas.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica revelam que os meses que antecedem a estação mais quente do ano, registram um aumento de até 30% na procura pela lipoaspiração, aumento de mama e abdominoplastia.

>> Saiba os benefícios para sua saúde ao trocar o elevador pela escada

>> Cigarro eletrônico pode causar bruximo? Veja sintomas e tratamentos

>> Como controlar o colesterol sem remédios: 5 estratégias eficazes

Em meio a grande variedade de opções disponíveis par quem busca uma melhora na autoestima e na aparência, um procedimento ganha grande destaque nessa época do ano: a gluteoplastia, que nada mais é que o aumento do bumbum.

Somente em 2024, o número de cirurgias de glúteo cresceu 13,5%, passando de 175 mil intervenções realizadas em 2023 para 199 mil neste ano. Um fenômeno, na avaliação do cirurgião plástico, Ariosto Santo.

"Se somarmos os números do segundo, terceiro, quarto e quinto países que mais realizam cirurgias de prótese de glúteo, ainda assim não alcançamos o volume de intervenções feitas no Brasil. Esse dado reflete a importância da cultura estética nacional e o nível técnico avançado dos nossos profissionais", destaca.

Para o médico, a alta demanda também está relacionada a técnicas cada vez mais modernas desenvolvidas pelos cirurgiões brasileiros. Além disso, a segurança dos procedimentos diante dos avanços tecnológicos costumam atrair mais adeptos.

"Os cirurgiões brasileiros têm refinado as técnicas e desenvolvido próteses que proporcionam resultados cada vez mais naturais e satisfatórios, tornando-se exemplo para o resto do mundo".

De modo geral, a gluteoplastia é realizada por meio da colocação de um implante de prótese de silicone na região dos glúteos. Existe ainda a opção do enxerto de gordura que é retirado através da lipoaspiração de outra área do corpo.

Para o implante de silicone, o cirurgião faz incisões pequenas em determinada região das nádegas para colocar os implantes. O procedimento é feito por um cirurgião plástico e em um centro cirúrgico.

A anestesia pode ser geral ou peridural e o tempo médico de duração fica em torno de 2 a 4 horas. Sempre antes do procedimento o paciente passa por avaliações e exames para detectar possíveis problemas de saúde que possam inviabilizar a cirurgia.

Procedimentos menos invasivos

Para quem prefere procedimentos menos invasivos, a lista de tratamentos estéticos é bem vasta. Massagens modeladoras, ventosas, ácido hialurônico e lipocavitação são alguns dos inúmeros disponíveis nas clínicas dermatológicas.

Porém, é importante destacar que para melhores resultados, até mesmo mais duradouros, o paciente deve combinar a prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada a qualquer modelo de tratamento escolhido.

Faça em casa: 3 exercícios para levantar o bumbum

Alguns exercícios podem ajudar você a tonificar e fortalecer o bumbum. O melhor de tudo é que são simples e podem ser feitos em casa mesmo. Nós separamos 3 dicas práticas para você colocar em prática agora mesmo. Veja:

1. Quatro apoios: em posição de quatro apoios levante a perna na linha da coluna e retorno à posição inicial. Faça 3 séries com 12 repetições. Para aumentar a resistência e deixar o exercício mais intenso, você pode usar uma elástico próprio para atividades físicas, como o da foto acima;

2. Agachamento com salto: afaste os pés deixando-os alinhados com o quadril. Em seguida, imagine-se sentando em uma cadeira: flexione os joelhos, empine levemente o bumbum e faça o movimento de descida. Suba em seguida. Faça 3 séries com 12 repetições;

3. Subir em um banco ou step: primeiro posicione-se de frente para o banco ou cadeira. Assegure-se que ele está bem firme no chão e não existe o risco de escorregar para frente durante a execução do exercício.

Em seguida, levante a perna direita e a apoie em cima do banco. Suba, apoiando-se nas duas pernas. Desça e repita o movimento. Faça 3 séries com 12 repetições. Mas atenção! Se você é iniciante, começa com um step ou banco mais baixe e somente depois, vá aumentando a altura e consequentemente o grau de dificuldade.

Procurar orientação de um educador físico antes de iniciar a prática de qualquer exercício é fundamental para evitar riscos de lesões. No caso de suspeita de problemas de saúde, buscar informações com um médico de confiança evitará problemas mais sérios.