CNH Social: veja como se inscrever em uma das 3,5 mil vagas
As inscrições para a segunda fase do programa para obter carteira de habilitação já estão abertas e seguem até o dia 29; saiba detalhes
Mais uma etapa do programa CNH Social, do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) foi lançada. As inscrições da segunda fase, com 3.500 vagas, já estão abertas e seguem até 23h59 do dia 29 de setembro, exclusivamente no site oficial do Detran.
Segundo o órgão, o objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.
Leia também:
> Obra na Reta da Penha deixa bairros sem água em Vitória
> "Uma foto, pelo amor de Deus": avô implora por foto do neto todo dia e diverte a web
> Três pessoas morrem em acidente com carreta no Norte do ES
Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, com os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro.
As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a Adição de Categoria A ou B e a Mudança de Categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 14 de outubro de 2024, às 12h, no site do Detran ES.
Como se inscrever no CNH Social 2024?
O interessado deverá acessar o site do Detran, entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado.
Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
Como as vagas do CNH Social são distribuídas?
- 40% para a primeira habilitação (A ou B);
- 20% para a Adição de Categoria A ou B;
- 40% para a Mudança de Categoria D ou E
Quais são os requisitos para participar do CNH Social?
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados
– Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos.