Geral

Dia de São Cosme e Damião: conheça tradição dos doces e veja simpatias

A data é comemorada no dia 26 entre os católicos e no dia 27 para umbandistas, candomblecistas e na tradição popular brasileira

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução

O dia dos padroeiros dos irmãos gêmeos médicos São Cosme e Damião é automaticamente lembrado por muitas pessoas por conta da distribuição dos doces, da festa e muita alegria das crianças. 

Embora popularmente celebrada em 27 de setembro no Brasil, a data para a Igreja Católica é 26 deste mês. Você sabe o por quê?

Segundo a Igreja Católica, a partir de uma reforma no calendário, foi decidido que Cosme e Damião seriam celebrados nesta segunda-feira, 26 de setembro, para não haver choque de datas com São Vicente de Paula, cuja morte foi comprovadamente no dia 27 de setembro, o que não há confirmação no caso dos irmãos gêmeos.

LEIA TAMBÉM:

>> São Cosme e Damião: Piedade e MUG fazem festa para crianças com doação de doces

>> Cosme e Damião é celebrado em duas datas? Entenda

>> Simpatia para emagrecer de Chico Xavier viraliza; veja como é receita

Entretanto, para umbandistas, candomblecistas e na tradição popular brasileira, as figuras são cultuadas no dia 27, data em que teria ocorrido o falecimento dos dois irmãos. Seja qual for o dia, para os que acreditam, o fundamental é celebrar esses santos, tão antigos e conhecidos, considerados os padroeiros dos cirurgiões, médicos, dos farmacêuticos e das crianças.

Qual a relação de Cosme e Damião com os doces?

Sacolinhas recheadas de balas, pipocas, paçocas e guloseimas não podem faltar durante as celebrações de São Cosme e Damião. Mas, qual a grande relação dos irmãos com as iguarias?

Segundo a cigana e magista Sibyla Rudana, Cosme e Damião eram gêmeos, foram para Síria e lá se aprofundaram nos estudos das ciências e medicina. Após algum tempo, se tornaram médicos que curavam, sem cobrar, recebendo doces em agradecimento.

Por isso, para os católicos, os doces são distribuídos como maneira de perpetuar a bondade e a caridade dos irmãos.

Já para os umbandistas e candomblecistas, as guloseimas são um agrado aos orixás Ibejis, uma entidade infantil que é de modo comum sincretizada com São Cosme, Damião e os filhos gêmeos de Iansã e Xangô. Além disso, a distribuição dos doces significa partilhar as alegrias.

Simpatias de São Cosme e Damião

A pedido do Folha Vitória, a cigana e magista, Sibyla Rudana, separou algumas simpatias e orações para ajudar a terem suas preces atendidas.

Simpatia para proteger a casa

No dia de Cosme e Damião, a pessoa deve comprar duas chupetas, uma rosa e outra azul. Além disso, também deve comprar uma vela rosa e uma azul.

Após isso, deve colocar as chupetas perto das velas e deixar que elas queimem até o fim, pedindo a Cosme e Damião que consagrem as chupetas para que elas atraiam sorte, proteção e prosperidade dos santos gêmeos durante todo o ano.

Simpatia para acalmar a criança

A pessoa deve pegar uma peça de roupa da criança agitada e lavar ela normalmente, mas na última água, colocar a peça de molho com uma colher de café de açúcar.

Após isso, é necessário deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a Cosme e Damião que acalmem a criança e traga mais doçura nos caminhos. Quando as velas terminarem de queimar, deve torcer a roupa, deixar secar normalmente e colocar na criança agitada.

Simpatia para não faltar dinheiro

A pessoa deve comprar uma figa de metal, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Após, vai colocar os pães de mel em um prato de papelão com a figa ao centro.

Deve acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano. Quando as velas terminarem de queimar é necessário colocar a figa na carteira e só retirar no ano seguinte.

Levar os pães de mel a uma praça e colocar aos pés de uma planta. No ano seguinte repetir deixando a figa velha com os pães de mel no jardim.

Oração de São Cosme e Damião

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus'.

São Cosme e Damião, rogai por nós.