ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Governo reforça equipe para combater incêndio em Guarapari

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ação conta com 30 agentes, entre militares e funcionários do Iema, que se dividem em três equipes

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) continuam, nesta quinta-feira (12), no combate ao incêndio que atua a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari.

A ação conta com 30 agentes, entre militares e funcionários do Iema, que se dividem em três equipes: uma equipe atuando na frente principal do fogo e duas equipes atuando nos pontos quentes espalhados ao longo da APA. 

LEIA TAMBÉM: 

> Parque Paulo César Vinha é fechado após incêndio em área de preservação

> Guarapari é aprovada como capital nacional da biodiversidade marinha

> Projeto que aumenta pena de feminicídio é aprovada na Câmara

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do Iema também trabalham para resfriar os pontos quentes com uso de quadriciclos e picape.

"Equipes do Iema trabalham para resfriar os pontos quentes com uso de quadriciclos e picape. Até o momento, não houve relatos de residências atingidas ou moradores que tiveram que deixar suas casas. Uma equipe permaneceu controlando os focos ao longo de toda a noite", disse. 

Parque Paulo César Vinha é fechado temporariamente 

Foto: Leitor Folha Vitória / Whatsapp

As chamas não atingiram a área do Parque Paulo César Vinha, que fica nas proximidades da Área de Proteção Ambiental (APA). Mesmo assim, o local foi temporariamente fechado para visitação até a segunda-feira (16). 

Durante o período, os servidores do parque vão estar empenhados no combate ao fogo “com o objetivo de proteger tanto a área de proteção ambiental quanto evitar que o fogo chegue até o parque”, diz nova do Iema. 

Casagrande sobrevoa área de queimada em Setiba

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sobrevoou, na manhã desta quinta-feira (12), a área de queimadas de Setiba. 

Ele também acompanhou o trabalho do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), Corpo de Bombeiros, Iema e voluntários. 

"Estamos aqui sobrevoando a região de Setiba, observando e acompanhando o trabalho do Notaer, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, Iema, voluntários para reduzir os focos de incêndios na região", narrou o governador.

Casagrande também ressaltou que é fundamental denunciar, quando encontrar algum foco de incêndio. “Isso reduz o prejuízo à biodiversidade, todos nós juntos em que o Brasil enfrenta essa forte estiagem e temperaturas muito elevadas”.