Geral

Hospital do ES tem "cão terapeuta" para tratamento de pacientes em UTI

O chihuahua Frederico Alfredo ajuda no bem-estar de pessoas internadas. As visitas acontecem mensalmente e seguem um rigoroso protocolo de higienização

Lucas Gaviorno *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Vitória Apart Hospital

Um hospital da Serra acaba de ganhar um novo funcionário: o chihuahua Frederico Alfredo é o mais novo “cão terapeuta” da unidade hospitalar´, responsável por levar alegria, bem-estar e descontração para pacientes e profissionais de saúde. 

As visitas acontecem mensalmente e respeitam um rigoroso protocolo de higienização. A Atividade Assistida por Animais contempla adultos e crianças da Unidade de Internação e das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. 

LEIA TAMBÉM:

Fogo se alastra rápido em incêndio em Guarapari

"Pichuleco" em Vitória: Ministério Público Eleitoral apura possível infração

Tudo sobre a dieta carnívora: o que é, cardápio e benefícios

“Existem rotinas de boas práticas bem definidas em relação à segurança desse momento. Um laudo do veterinário deve atestar que não há lesões de pele no animal ou alterações do pelo. Não pode haver nenhuma alteração que ofereça risco de transmissão de doenças no ambiente hospitalar. Nossa equipe também faz uma avaliação dos pacientes, para verificar quais têm condições clínicas de receber a visita do animal e quais seriam os riscos”, explica a infectologista Polyana Gitirana, coordenadora do setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Vitória Apart.

A advogada e tutora do animal, Jamili Saad, conta que o cão foi contratado como cão terapeuta, para trazer bem-estar em um ambiente que normalmente é visto com apreensão.

Os benefícios das visitas do cão Frederico para os pacientes são muitos: reduz a ansiedade e o estresse, melhora o humor, traz conforto e desvia o olhar para além da doença e do tratamento tradicional, tendo assim um olhar ampliado para o paciente.

Foto: Divulgação/Vitória Apart Hospital
Júlia Marcarine, psicóloga do Vitória Apart

“Frederico trouxe alegria e transformou o ambiente do hospital, trazendo leveza e descompressão. O cão terapeuta ajuda a desviar o foco para além da doença, propiciando momentos de carinho e afeto”, avalia a psicóloga Júlia Marcarine.

O trabalho com cão terapeuta não é uma exclusividade desse hospital, outras instituições também adotam esse modelo de atividade. 

Foto: Divulgação/Vitória Apart Hospital
Polyana Gitirana, coordenadora do setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Vitória Apart
“Essa é uma rotina que já existe em vários hospitais do mundo, não só com cachorros, mas com outros animais também. Vários estudos mostram que o contato com animais de estimação melhora a saúde mental, a adesão aos tratamentos instituídos e o hábito intestinal dos pacientes. Há uma série de ganhos para o paciente e para os profissionais de saúde”, conclui a infectologista Polyana Gitirana.

O apoio do cão terapeuta faz parte do protocolo de visita pet, que existe no Vitória Apart Hospital desde 2017 e é pioneiro no Estado do Espírito Santo. Dentro desse protocolo, pacientes internados podem ser autorizados a receber a visita do seu animal de estimação. 

A visita exige alguns critérios de autorização, como o comportamento dócil do animal com outras pessoas e o tempo de internação do paciente.