Geral

Idosa peruana é encontrada no ES após décadas nas ruas

Zenobia Gonzáles, de 67 anos, se mudou para o Brasil há 38 anos, e foi identificada recentemente por outro peruano que se mobilizou para ajudar a família dela

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma idosa de origem peruana foi encontrada vivendo em situação de rua na Grande Vitória, após décadas sem contato com sua família. Ela foi localizada por um fotógrafo de mesma nacionalidade no Terminal de Vila Velha, no bairro Divino Espírito Santo. 

LEIA TAMBÉM:

Estações do Aquaviário terão rampa para acesso de cadeirantes

Kate Middleton diz que concluiu quimioterapia e retornará a funções públicas

Parque Estadual de Itaúnas vai ganhar tirolesa e mirante no ES

Zenobia Gonzáles, de 67 anos, se mudou para o Brasil há 38 anos, e foi identificada recentemente pelo fotógrafo Christian Riise, também peruano, que se mobilizou para tentar ajudar no reencontro da mulher com seus parentes.

Christian recebeu a notícia de que uma mulher com traços indígenas estava vivendo nas ruas.

"Descobri a história há cinco anos, através de uma sobrinha que pediu ajuda pelas redes sociais e perguntou se tínhamos informações sobre uma parente e eu descobri que existia uma senhora com essas características e por isso decidi investigar mais", conta Christian.

A família de Zenobia, que chegou a acreditar que ela já não estava mais viva, ficou aliviada ao saber que ela foi encontrada. Porém, está preocupada com a situação atual da idosa, já que ela se encontra em condições de extrema vulnerabilidade, dormindo nas ruas e sem qualquer suporte médico.

“Ela está mal da cabeça e em estado de abandono. Dorme nos terminais de ônibus e pode acabar sendo vítima de violência ou atropelada”, relatou a sobrinha da idosa, que está em contato com Rosana, uma amiga da família que vive no Peru e está auxiliando nos trâmites de repatriação.

A história de Zenobia chamou a atenção de autoridades, mas até agora, os esforços para trazê-la de volta ao Peru têm sido frustrados pela burocracia. Um representante do consulado peruano chegou a vir ao Espírito Santo, mas não conseguiu efetivar a ajuda.

A equipe de reportagem da TV Vitória conseguiu localizar a peruana novamente no terminal e tentou a aproximar com o intuito de convencê-la a voltar para a família, mas devido aos distúrbios mentais, a idosa recusou a ajuda. 

Outra sobrinha de Zenóbia veio ao estado para tentar levar a tia de volta ao Peru, mas têm encontrado bastante dificuldade por conta da burocracia do governo peruano. 

"Toda família está preocupada com essa situação e o processo têm sido cadsa vez mais difícil para poder levá-la de volta para casa. Espero que tudo se ajeite logo e que muito em breve ela possa estar com a gente", contou Hilda Luque, sobrinha da peruana. 

O estado de confusão mental e a situação de rua têm deixado os familiares e amigos de Zenobia bastante preocupados e por isso eles pedem ajuda para que a idosa retorne ao Peru. 

Por meio de uma nota, a Prefeitura de Vila Velha se manifestou sobre a situação. 

"A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha informa que a peruana Zenovia Gonzales Arce circula pela Grande Vitória e, sempre que é possível, as equipes de Vila Velha fazem a abordagem. Reforçamos que já foram feitas algumas abordagens e ela sempre recusou todos os serviços oferecidos pelo município".

*Com informações do repórter Roger Nunes, da TV Vitória/Record