Geral

Imagens de câmera térmica mostram impacto de incêndio em Guarapari

Um helicóptero com sensor térmico detecta focos de incêndio em Setiba. Equipes atuam para combater o fogo e proteger área de proteção ambiental

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação | Notaer

Imagens registradas por um “imageador térmico”, que fica acoplado no helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), mostram o impacto do incêndio em Setiba, em Guarapari. 

Nas imagens, que foram encaminhadas pelo órgão, nesta quinta-feira (12), é possível perceber a atuação do sensor de calor, que capta os focos de incêndio a partir de uma grande distância. 

Veja o vídeo: 

Leia também: 

> VÍDEO | Incêndio de grandes proporções interdita BR-101 em Linhares

> Parque Paulo César Vinha é fechado após incêndio em área de preservação

> Governo reforça equipe para combater incêndio em Guarapari

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) continuam no combate ao incêndio que atua a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba.

A ação conta com 30 agentes, entre militares e funcionários do Iema, que se dividem em três equipes: uma equipe atuando na frente principal do fogo e duas equipes atuando nos pontos quentes espalhados ao longo da APA.

Foto: Divulgação/Noater ES

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do Iema também trabalham durante todo o dia para resfriar os pontos quentes com uso de quadriciclos e picape.  

"Equipes do Iema trabalham para resfriar os pontos quentes com uso de quadriciclos e picape. Até o momento, não houve relatos de residências atingidas ou moradores que tiveram que deixar suas casas. Uma equipe permaneceu controlando os focos ao longo de toda a noite", informou. 

Parque Paulo César Vinha é temporariamente fechado 

As chamas não atingiram a área do Parque Paulo César Vinha, que fica nas proximidades da Área de Proteção Ambiental (APA). Mesmo assim, o local foi temporariamente fechado para visitação até a segunda-feira (16).

Durante o período, os servidores do parque vão estar empenhados no combate ao fogo “com o objetivo de proteger tanto a área de proteção ambiental quanto evitar que o fogo chegue até o parque”, diz nova do Iema.