Geral

Maduro anuncia antecipação do Natal para 1º de outubro na Venezuela

Esta não é a primeira vez que Maduro decreta a antecipação do Natal. Em 2020, ele anunciou que as festividades começariam em 15 de outubro

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante uma apresentação no canal oficialista Globo Visión, na última segunda-feira (2), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a antecipação do Natal no país para o dia 1º de outubro. 

Leia também:

>> Primeira Turma do STF mantém suspensão do X no Brasil

>> Candidatos de Cariacica são proibidos de usar imagem de Bolsonaro

>> Lula participa de posse de Mauro Campbell no CNJ nesta terça-feira

A decisão gerou uma série de reações e foi amplamente interpretada localmente como uma tentativa de desviar a atenção da pressão internacional em relação ao recente resultado contestado da eleição presidencial de 28 de julho, quando Maduro foi declarado vitorioso pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para um terceiro mandato de seis anos.

"É setembro e já cheira a Natal, e por isso este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança", afirmou Maduro durante seu discurso diante dos espectadores que o aplaudiam.         "O Natal começa em 1º de outubro".

Antecipação do Natal em anos anteriores

Esta não é a primeira vez que Maduro decreta a antecipação do Natal na Venezuela. Em 2020, ele anunciou que as festividades começariam em 15 de outubro, como uma estratégia para desviar a atenção dos problemas graves enfrentados pelo país durante a pandemia.

No ano seguinte, em 2021, Maduro usou suas redes sociais para comunicar a chegada antecipada do Natal ao Palácio de Miraflores no dia 4 de outubro. Em um vídeo postado no X, ele mostrou a decoração de luzes, árvores e enfeites de Natal na sede do Executivo venezuelano. 

Leia também:

>> Starlink entra com novo recurso para recuperar acesso às contas bancárias

>> Dino dá recado a Musk ao manter suspensão do X: "Tamanho de conta bancária não gera imunidade"

>> Lotofácil da Independência: saiba quais os números mais sorteados e veja como apostar

"Chegou o Natal começando em outubro", disse o presidente, acompanhado de sua esposa, Cilia Flores. "Na Venezuela, vamos ter um Natal feliz, brilhante, cheio de luzes e cores", concluiu Maduro ao final do vídeo.

A nova antecipação do Natal levanta questões sobre o impacto econômico e cultural da medida, além de ser vista como mais uma tentativa do governo de redirecionar o foco das questões políticas e econômicas atuais.