Outubro deverá ter chuva acima da média, aponta Inmet
Quanto às culturas de verão, podem ser beneficiadas em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde se prevê o retorno gradual das chuvas
O mês de outubro deverá ter chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, além dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, "com chance de retorno gradual das chuvas para a parte central do País na segunda quinzena de outubro", informou nesta quarta-feira, 25, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em boletim.
O Inmet comenta também que, no sudoeste do Amazonas e do Pará, bem como no norte de Rondônia, as precipitações também serão "ligeiramente acima da média". Já em grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica, diz o instituto.
Leia também:
> VÍDEO | Incêndio atinge unidade de conservação no Sul do ES
> Duas pessoas morrem de botulismo após comerem mortadela de frango; entenda
> Aquaviário terá nova embarcação com vista panorâmica
Em relação à umidade do solo, o Inmet diz que deve haver redução nesses níveis principalmente no Matopiba (região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Já no norte do Centro-Oeste e Sudeste, "este cenário poderá beneficiar a finalização da colheita do algodão e do feijão terceira safra", comenta.
Quanto às culturas de verão, podem ser beneficiadas em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde se prevê o retorno gradual das chuvas. "Em grande parte da Região Sul, a previsão de chuvas acima da média pode ser favorável para o início do plantio e o desenvolvimento da safra 2024/2025", comenta.
No que diz respeito às temperaturas, o Inmet projeta que deverão ficar acima da média em grande parte do País, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente em áreas de Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC.
Em algumas localidades do leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudeste do Amazonas, sudoeste de São Paulo, sudeste do Paraná e centro de Santa Catarina, são previstas temperaturas próximas à média.
"Já no Rio Grande do Sul e áreas pontuais de Santa Catarina e Paraná, são previstos valores abaixo da média", estima o Inmet na nota. "Em áreas de maior altitude das Regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas inferiores a 17 graus."
Fenômeno La Niña pode trazer chuva para o ES durante a primavera
O fenômeno meteorológico La Niña, que tem como principal característica o resfriamento anormal das águas do oceano pacífico sul, pode trazer mais chuvas durante a primavera no Espírito Santo. A estação começa em 22 de setembro.
Segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para os próximos seis meses, a previsão sugere uma possível recuperação gradual das chuvas, especialmente a partir de outubro.
Segundo dados do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), 91,5% da área do Estado está em situação de seca moderada, abrangendo 71 municípios.
A condição é resultado de chuvas abaixo da média desde abril, associadas a temperaturas acima do normal, que aumentaram a evapotranspiração e agravaram o déficit hídrico, especialmente nas regiões norte e centro-sul.