Santa Teresa com clima de deserto? Veja o que diz o Instituto Nacional de Meteorologia
Durante medição do Inmet, o município apresentou umidade relativa do ar em 8%, índice considerado menor até mesmo do que no Deserto do Saara, na África
O município de Santa Teresa, localizado na região Serrana do Espírito Santo, é geralmente lembrado pelo clima ameno e ampla cobertura da Mata Atlântica.
Mas, para a surpresa de muitos moradores, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) identificou que o município apresentou a unidade relativa do ar em 7%. O nível da umidade é considerado crítico, sendo até mesmo mais baixo do que o Deserto do Saara, na África.
Leia também:
> CNH Social: veja como se inscrever em uma das 3,5 mil vagas
> "Uma foto, pelo amor de Deus": avô implora por foto do neto e diverte a web
> Viação Grande Vitória obtém aprovação de credores para plano de recuperação judicial
As informações no site do Inmet mostram que a Umidade Relativa do Ar (URA), registrada na segunda-feira (09), passa do índice de 55% e cai para 7%. Em seguida, o índice retoma para 14% e segue crescendo em 69%.
Com a situação, os índices são menores até mesmo do que na região geográfica do deserto do Saara, onde a umidade relativa do ar fica na máxima de 20%.
Procurado pelo Folha Vitória, o Inmet informou que a estação de Santa Teresa está apresentando falhas e com isso, os valores estão incorretos.
"Informaremos as áreas responsáveis para manutenção e retirada do dado para consulta. Reforçamos que os dados divulgados em nosso portal são públicos, mas, sem controle de qualidade em tempo real", informou o instituto.
Além disso, o órgão detalhou que o período seco começa em maio até meados de setembro.
"Neste período, é normal termos valores de baixa umidade relativa do ar (UR), inferior a 30%. Logo, termos baixos valores de UR significa falta de chuva".
Municípios do Brasil também apresentaram baixa umidade
A empresa de meteorologia MetSul também destacou que, no dia 5 de setembro, de acordo com dados de estações automáticas, a umidade do ar também caiu em variados municípios do Brasil.
Entre alguns municípios citados estão:
- 18% em Japira (PR),
-7% em Barretos (SP),
-14% em Costa Rica (MS),
- 9% em Ituiutaba (MG)
- 8% em Morrinhos (GO),
- 10% em Ponte Alta (DF),
- 7% em Cotriguaçu (MT)