Superlua e eclipse parcial: fotógrafo do Folha Vitória registra fenômenos
O espetáculo, registrado na noite desta terça feira (17), reuniu três fenômenos simultâneos: eclipse, superlua e a conjunção planetária envolvendo Saturno
A lua deu um espetáculo na Grande Vitória na noite desta terça feira (17), quando foram registrados três fenômenos ao mesmo tempo: eclipse lunar parcial, superlua e a conjunção planetária envolvendo Saturno.
O fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares, registrou esse fenômeno e as imagens encantam. Especialistas afirmam que a simultaneidade dos fenômenos é rara.
Apesar do dia ter ficado boa parte nublado na Grande Vitória na terça-feira, no início da noite as nuvens se dissiparam e o céu foi contemplado com a superlua. A próxima superlua será no dia 17 de outubro deste ano.
LEIA TAMBÉM:
PM reage a tentativa de assalto ao deixar trabalho e é baleado na Serra
Padrasto de menino deixado morto em pronto atendimento é preso
VÍDEO | "Espero que não fique impune", diz pai de menino deixado morto em PA
A superlua se caracteriza pelo evento no qual o satélite natural da Terra aparenta ter aumentado de tamanho, ficando maior e 30% mais brilhante.
Isso ocorre quando a Lua, que rotaciona em torno do nosso planeta em órbita elíptica (e não circular), se posiciona no ponto mais próximo da Terra, chamado de Perigeu. Além disso, ocorre também quando a Lua se encontra em sua fase cheia.
Já o eclipse lunar parcial ocorre quando a sombra da Terra, gerada pela luz solar, cobre parte da Lua, deixando-a obscurecida por alguns momentos.
Também foi possível ver, a olho nu, no início da noite, uma conjunção planetária entre a Lua e Saturno, na constelação de Aquário. O evento ocorreu entre 17h08 e 21h08 pelo horário de Brasília. Durante toda a noite Saturno e a Lua ficaram muito próximos.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel