VÍDEO | Cariacica registra chuva preta nesta terça; entenda fenômeno
De acordo com meteorologista do Climatempo, o fenômeno pode ter ocorrido pelo fato de a atmosfera de forma geral ainda estar muito poluída
O município de Cariacica registrou o fenômeno conhecido como chuva preta na madrugada desta terça-feira (17). A informação foi confirmada pelo Instituto Climatempo.
De acordo com um meteorologista do Instituto, o fenômeno pode ter ocorrido pelo fato de a atmosfera de forma geral ainda estar muito poluída.
Com isso, partículas de fumaça podem ter sido transportadas pelo vento, o que causou a coloração escura na chuva.
"Pelo fato de a atmosfera de forma geral ainda estava muito poluída, possivelmente tivemos transporte de fumaça de e com esse transporte de fumaça pelos ventos, a concentração de partículas no ar aumenta, gerando as condições ideais para a formação desse tipo de precipitação. Causando coloração mais escura nas gotículas de água", informou o Climatempo por nota.
O meteorologista Guilherme Borges, do Climatempo, explica que a chuva é causada justamente por problemas com queimadas, por conta da alta concentração de fuligem.
LEIA TAMBÉM:
ES vai ter chuva preta? Entenda o fenômeno
Seca no ES: governo do Estado vai decretar medidas com restrições no uso da água
Superlua e eclipse parcial ocorrem juntos nesta terça; entenda fenômenos
"O fenômeno ocorre quando há muita fuligem das queimadas em suspensão, assim as gotas entram em contato com essa fuligem presente na atmosfera", explicou.
Segundo o meteorologista, atualmente a meteorologia consegue indicar quais são os pontos que contam com maior probabilidade para a ocorrência do fenômeno. Apesar disso, Cariacica registrou chuva preta na madrugada desta terça-feira (17).
De acordo com um meteorologista do Instituto, o fenômeno pode ter ocorrido pelo fato de a atmosfera de forma geral ainda estar muito poluída.
Com isso, partículas de fumaça podem ter sido transportadas pelo vento, o que causou a coloração escura na chuva.
Embora a composição exata da chuva não seja conhecida, é provável que ela contenha algumas substâncias que são prejudiciais à saúde.
Assim, em nenhuma hipótese a água deve ser consumida ou oferecida aos animais, tampouco tomar banho de chuva.
O governo do Rio Grande do Sul divulgou orientações para a população, com cuidados a serem tomados frente à intensa fumaça atmosférica e à chuva preta.
As principais recomendações são:
Monitoramento: acompanhe as previsões meteorológicas e a qualidade do ar.
Hidratação: aumente a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas.
Redução da exposição: evite atividades ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas.
Uso de máscaras: deve ser avaliado individualmente, pois auxiliam na redução da exposição às partículas maiores, em especial para pessoas com condições crônicas, como pneumopatas, cardiopatas e pessoas com problemas imunológicos.
Atividades físicas: evite atividades ao ar livre em períodos de elevada concentração de poluentes e mantenha portas e janelas fechadas.
Crianças, idosos e gestantes devem estar especialmente atentos a sintomas respiratórios e buscar atendimento médico imediatamente, se necessário.