Uma nova tendência está invadindo os quartos, os armários de vidro! Um móvel que muito de nós conhecemos feito em madeira, e em alguns casos com detalhes em espelho, agora ganha um novo acabamento.
A tendência foi reforçada na 24ª CasaCor ES. Letícia Finamore usou essa proposta inovadora em seu Studio 20. Na suíte do casal, a arquiteta projetou um armário com duas portas, e ao invés da madeira ou espelho, Letícia optou pelo vidro reflecta – um tipo de vidro fumê, levemente espelhado – “A transparência dos armários com vidro reflecta tem sido um grande coringa aos projetos residenciais. Em espaços cada vez mais reduzidos, o uso deste acabamento dá leveza e sofisticação.”, disse a arquiteta que ainda utilizou iluminação em LED na parte interna. Além desse recurso valorizar o efeito do vidro reflecta, ainda é funcional na hora de escolher a roupa.
Mas como tudo na arquitetura e decoração, projetar o armário com essa transparência, requer alguns cuidados. Afinal, com as portas em vidro todo interior dele ficará à mostra, por isso a arquiteta salienta que é importante não esquecer dos acabamentos da parte interna do móvel. “E pra ficar bem bacana a ideia é usar o interior do armário com MDF sempre numa tonalidade mais sóbria para valorizar tanto o vidro quanto a estrutura em alumínio. E tornar uma peça única com funcionalidade. Dessa forma as roupas não ficam tão perceptíveis.”
Esse recurso que amplia os espaços e imprimi sofisticação ainda pede uma importante característica do dono: organização! Caso contrário, o que é para deixar o ambiente ainda mais leve, irá revelar uma desordem.
Para isso, a palavra chave é desapegar! A dica vem da personal organizer Juliana Saippa Ribeiro. “Os armários em vidro são super tendência. No entanto, é preciso organizar o espaço interno. A primeira dica é desapegar. Mantenha peças úteis e que você ame. O restante expresse gratidão e deixe outra pessoa usar e ser feliz. É necessário definir um espaço para cada peça, tente reunir um grupo que ‘converse entre si’. Aproveite para ter apenas o necessário.”, disse Juliana, ressaltando ainda que, com menos roupa a vida fica mais organizada, consome menos energia, economiza dinheiro, diminui o desperdício e faz com que você ganhe tempo para usar de forma mais prazerosa!
Ou seja, não se trata apenas de uma tendência em decoração e arquitetura, mas principalmente comportamental! E você, está pronto para aderir?