Geral

Cada um no seu quadrado: Sofá em módulos é tendência na CasaCor ES

O sofá ganhou novos formatos e possibilidades de automação personalizada de cada assento.

Roberta Salgueiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Studio da Árvore projetado por Max Mello para CasaCor ES 2019

Ao decorar a sala de casa, qual o primeiro móvel que você compra? Certamente, o sofá! Um mobiliário indispensável, principalmente pela sua funcionalidade, seja para momentos de relaxamento ou interação, ao receber visitas, por exemplo. E você já reparou que é a partir deste móvel, do lugar onde ele vai ficar na sala, que se determina o restante da decoração? O arquiteto Max Mello explica que muitas das vezes a decoração da casa parte deste estofado. "Geralmente a posição dele na sala é o que norteia o restante do projeto, se tornando o ponto de partida da posição dos demais móveis.", disse o arquiteto.

Diante de tanta importância deste estofado para a decoração e para o nosso bem estar dentro de casa, sempre surge aquela dúvida, qual modelo escolher? Retangulares, arredondados... Já vimos por aí diversos estilos de sofás. A cada ano novidades são lançadas no mercado e a tendência que caiu no gosto dos profissionais de arquitetura e decoração são os sofás modulares.

Na 24ª edição da CasaCor Espírito essa proposta aparece como uma grande novidade em diversos ambientes. O arquiteto Max Mello levou a tendência para o 'Studio da Árvore', um espaço de coworking. "O mais interessante desse sofá é que ele não precisa estar encostado na parede, ele pode estar no centro do ambiente, como fiz aqui. E com isso ter toda mobilidade para interagir com o restante do espaço. Você pode se voltar para cozinha, para a sala de de jantar, para contemplar a natureza...", disse o arquiteto, que ainda apostou em encostos removíveis no estofado, o que possibilita um conforto ainda maior.

Foto: Camila Santos
Studio Praiano projetado pelos arquitetos Vitor Cipriano e Claudete Lovatti na CasaCor ES 2019

No 'Studio Praiano' projetado pelos arquitetos Vitor Cipriano e Claudete Lovatti, a tendência também é evidenciada. "Nós visitamos o Salão Internacional de Milão e esse modelo de sofá que foi apontado como uma forte tendência lá na Itália, já chegou aqui! Uma das vantagens é que você monta o mobiliário de acordo com a quantidade de módulos que cabem no ambiente. Se for uma sala generosa você investe em mais módulos, se for menor você faz proporcional ao espaço." E espaço foi o que não faltou no ambiente da dupla na CasaCor ES. Eles fizeram uma composição de 9 módulos que fazem interação entre o estar, jantar e o espaço de relaxamento. 

Já para quem prefere aquele tradicional de sofá retangular, encostado na parede, a CasaCor ES também apresenta modelos super atuais, com essa possibilidade de módulos. A arquiteta capixaba Solana Marianelli desenhou o Sofá Hug em parceria com uma empresa nacional de mobiliário. Hoje a peça é comercializada em todo país, e é a grande estrela do 'Escape Cosmpolita', ambiente que a arquiteta projetou com sócia Italla Baptistin na CasaCor ES.

Foto: Divulgação
Escape Cosmopolita projetado por Italla Baptistin e Solana Marianelli na CasaCor ES 2019

Nessa possibilidade de módulos independentes, é possível ir além, aliar à tecnologia e personalizar cada um dos assentos, através da automação. Na 'Sala da Família Brasileira', projetada por Renata Tristão, a arquiteta apresentou a inovação de uma marca italiana em seu ambiente. "A ideia vem para trazer ainda mais conforto para a família, já que cada módulo pode ser programado para a posição preferencial de cada um dos integrantes da família, sem brigas!", brincou a arquiteta. Ficou curioso? Aperte o play e confira no vídeo abaixo.


Serviço Casa Cor ES

Local: Clube Ítalo Brasileiro - Ilha do Boi / Vitória

Hora: das 15h às 21 horas

Data: até 17 de novembro 


Veja também 

Pedras brutas ganham força na decoração

Casa Cor ES de portas abertas

CasaCor ES: Luxo com ar despojado

Geometrismo - as formas que se encaixam perfeitamente na decoração

Painel ripado, a tendência que veio pra ficar...e ficou!

Do fundo do mar para a Casa Cor ES

Pontos moeda