ADOTE UMA CAUSA

Geral

Trabalho de voluntários faz a diferença nos atendimentos realizados pela Amaes

A entidade atende mais de 240 pessoas e é mais uma apoiada pelo Instituto Americo Buaiz

Foto: TV Vitória

A dedicação de voluntários tem ajudado no trabalho desenvolvido pela Associação Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), que atende mais de 200 pessoas com o Transtorno Espectro Autista (TEA). A entidade é mais uma apoiada pelo Instituto Americo Buaiz.

Há 18 anos, a Amaes desenvolve um trabalho essencial na vida de 245 pessoas. Uma iniciativa que só cresce graças ao serviço voluntário. A dona de casa Augusta Bragatto, por exemplo, faz parte do time de mãos que fazem a diferença. Voluntária desde a sua fundação, há cerca de oito anos ela contribui sendo atendente do bazar. “Tivemos a ideia de fundar o bazar para ter uma renda que não precisasse correr atrás de projetos, pois sempre surgem despesas extras e nem sempre podemos contar com dinheiro de emendas”, disse.

A voluntária tem um filho autista e lembra que a rede solidária é formada também por pessoas que não convivem diretamente com o transtorno em familiares. “Pessoas que nem conhecemos chega aqui na nossa associação e, às vezes, deixa caixas de roupas. Também contamos com projeto Loja Vazia, do Shopping Vitória, que deu uma alavancada muito boa no nosso bazar”, conta.

A Amaes trabalha na inclusão e assistência a adultos e crianças com o transtorno espectro autista. Atualmente, a entidade tem cerca de 30 voluntários, cada um tem sua importância e toda ajuda é bem-vinda.

No Brasil, de acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 160 crianças, uma nasce com Transtorno Espectro Autista (TEA). Apesar de atingir uma parcela considerável da população, ainda não existem dados regionais sobre o transtorno. No entanto, a partir do próximo ano, o autismo será acrescentado na pesquisa do Censo.

Gratidão é a palavra para a Ana Paula Batista do Nascimento, que há três anos leva o filho para a Amaes. Entre os sinais do transtorno estão a dificuldade da fala e de interação. Todo atendimento é gratuito e a forma que a Ana Paula encontrou de retribuir é fazendo umas comprinhas no bazar. “Eles vieram agregar muito na vida da minha família em geral, pois meu filho não se socializava como faz hoje. Ele mudou muito o comportamento e o jeito de lidar com o mundo em geral”, contou.

Apoio IAB

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado, por meio do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social enviando os documentos solicitados.

Pontos moeda