Geral

Lar de idosos economiza R$ 13 mil na conta de água com ações de sustentabilidade

Aproveitamento de energia solar e água da chuva foi revertido em bem estar aos moradores da casa

Foto: Reprodução

Pensando em reduzir gastos de forma sustentável e assim melhorar a qualidade de vida dos idosos do Lar Nina Arueira, em Cachoeiro de Itapemirim, o empresário, Sebastião José de Oliveira, tirou do papel o sonho de tornar o ambiente mais sustentável e a economia ser revertida em conforto para os moradores.

Foi instalado na casa um sistema inteligente de captação de água da chuva e de energia solar. Agora, os idosos que vivem na casa têm banho quente sem pesar na conta de energia elétrica.

Foto: Divulgação

“Já alcançamos uma economia de 85% na água utilizada no Nina Arueira, que representou, em 2019, uma redução de R$ 13 mil na conta. Se houver um fluxo de chuva constante, pagamos somente a taxa da concessionária”, afirma Sebastião.

Além da utilização de energia solar e a boa gestão para o uso da água, o local também é referência em economia nos materiais de limpeza, os quais são produzidos pelos próprios funcionários.

Foto: Divulgação

O empresário completa que com a economia de energia foi possível instalar ar condicionado para todos os idosos da instituição, proporcionando maior qualidade de vida e conforto.

A iniciativa do Lar Nina Arueira ganhou o reconhecimento do Prêmio Farol do Bem, em 2018. Premiação realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer), voltada para empresas, instituições, universidades, órgãos públicos ou autônomos que possuem projetos que promovam mudanças de hábitos e o estímulo de novas atitudes no trabalho, em casa, na cidade ou no campo em prol da sustentabilidade e melhoria do meio ambiente.

Para Sebastião, a conquista do Prêmio é motivo de muito orgulho. “Meu maior objetivo para o Nina Arueira sempre foi a qualidade de vida dos idosos. E ser reconhecido por isso demonstra que através de boas práticas é possível obter resultados almejados”, conclui.

Pontos moeda