Com 40 novas escolas de tempo integral, ES pretende alcançar 41 mil alunos em 2022
Com isso, a expectativa é de que o número de estudantes no tempo integral em 75 municípios do Estado salte de 28.359 para 41.544 no próximo ano
Mais 40 escolas da Rede Estadual terão ensino de tempo integral em 2022. Com a ampliação da oferta, o número de instituições que oferecem a modalidade no Espírito Santo passa para 132.
Com isso, a expectativa é de que o número de estudantes no tempo integral em 75 municípios do Estado salte de 28.359 para 41.544 no próximo ano.
O anúncio foi feito na manhã deste sábado (23), pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo.
Vamos ampliar essa modalidade de ensino para 75 municípios capixabas. São 100 escolas de Tempo Integral abertas nos quatro anos de gestão, alcançando mais de 41 mil alunos. O Espírito Santo tem o melhor Ensino Médio do País e somos ainda o Estado que mais investiu em educação durante a pandemia”, afirmou o governador.
Casagrande reforçou que a educação já era prioridade do governo e recebe agora ainda mais atenção para reduzir o passivo causado pelos reflexos da pandemia.
“A educação sempre foi prioridade por entendermos que ela gera oportunidade. Agora, com a pandemia e o afastamento dos alunos de sala de aula, estamos realizando esse esforço gigantesco para ampliar o acesso à Educação em Tempo Integral”, pontuou.
Chamada aberta para o PROETI
O Governo do Estado tem incentivado a Educação de Tempo Integral nas Redes Municipais, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI).
O programa estabelece o repasse direto aos municípios, no valor de R$ 3 mil por estudante ao ano, durante um período de três anos.
Somente com essa ação, devem ser ofertadas cerca de 30 mil vagas/ano, com investimento total de R$ 270 milhões neste período. A chamada aos municípios interessados está aberta até o dia 08 de novembro.
“O que anunciamos hoje é uma marca importante. Avançamos com o Tempo Integral para mais municípios e conseguiremos atender a mais de 41 mil alunos, quatro vezes mais do que em 2018. Demos passos ousados, entendendo que é uma política importante. Propicia o aumento da jornada com uma metodologia diferenciada. Além desse anúncio, o Governo já desenvolve o PROETI, que consiste em apoio aos municípios para a ampliação do Tempo Integral”, lembrou o secretário da Educação, Vitor de Angelo.
Veja os dados da educação integral no Espírito Santo
Número de escolas
2018: 32
2019: 36
2020: 62
2021: 93
2022: 132 escolas
Número de alunos matriculados
2018: 11.266
2019: 12.051
2020: 20.376
2021: 28.359
2022: 41.544
Número de municípios com oferta:
2018: 23
2019: 27
2020: 34
2021: 49
2022: 75 municípios
Sobre as escolas de tempo integral
Em 2015, foi implantado e implementado, na rede pública estadual de ensino, o Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, instituído pela Lei Complementar Nº 799.
O programa nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas.
Além da estrutura diferenciada, os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
O programa conta com um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
Leia também:
>> Mais de 50 mil alunas de escolas públicas do ES receberão absorventes gratuitamente
>> Volta às aulas: 120 mil alunos da rede particular retornam para ensino presencial no ES
>> Vitória anuncia fim do rodízio de alunos nas escolas municipais