Geral

Escolas da rede estadual voltam a funcionar sem rodízio de alunos

Aulas presenciais serão obrigatórias para todos os estudante. Só poderão participar do ensino remoto alunos que apresentarem laudo médico

Foto: Divulgação/ Sedu

A partir do próximo dia 11, todos os alunos da rede estadual de ensino do Espírito Santo retornarão ao ensino presencial. Não haverá mais o sistema de rodízio entre os estudantes, no qual parte dos alunos participava das aulas presenciais e a outra parte permanecia no ensino remoto.

A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, no início da noite desta sexta-feira (01), em sua conta no Twitter. Segundo o governador, só poderão participar das aulas de forma remota os alunos que apresentarem laudo médico.

Casagrande ressaltou ainda que a orientação do governo do Estado às escolas municipais e particulares é que adotem a mesma norma.

Rodízio também deve acabar nas escolas particulares

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, comemorou a decisão do governo estadual e disse que o sindicato vai orientar as escolas particulares a adotarem a mesma medida, a partir do dia 11.

"Gostaria de parabenizar o governador e sua equipe pela decisão. Estamos com grande parte da população vacinada e o ambiente das escolas é muito seguro, com um índice de transmissão muito baixo. Mas não podemos baixar a guarda e devemos continuar usando máscara, fazendo a higienização com álcool gel e evitando grandes aglomerações", destacou.

Lellis frisou ainda que a volta de todos os alunos para as salas de aula será importante para o processo de aprendizado deles.

"Os pais querem que seus filhos estejam na escola. O Brasil foi o país que ficou mais tempo com as escolas fechadas nesta pandemia. Nossos jovens não podem ficar tanto tempo assim isolados. Muitas crianças estão desenvolvendo depressão e precisando frequentar psicólogos e psiquiatras, por causa desse isolamento".

Já as prefeituras da Grande Vitória ainda não informaram se seguirão a orientação do governo do Estado.

Cresce o número de cidades em risco moderado no ES

Apesar da decisão do governo estadual, os números da pandemia no Espírito Santo continuam preocupando. O aumento dos índices relacionados à covid-19 reflete no mapa de risco, anunciado semanalmente pelo governo do Estado.

De acordo com a nova atualização do mapa de risco, também mencionada por Casagrande no Twitter, dobrou a quantidade de cidades do Espírito Santo no risco moderado para a doença. Atualmente, quatro municípios capixabas estão na classificação amarela, mas, na semana que vem, serão oito nessa situação.

As cidades em risco moderado, na próxima semana, são: Alfredo Chaves, Apiacá, Ecoporanga, Guaçuí, Ibatiba, Rio Bananal, Santa Teresa e São José do Calçado.

Os outros 70 municípios do estado estarão no risco baixo. O estado continua sem cidades no risco alto. O novo mapa de risco passa a valer da próxima segunda-feira (04) até o domingo seguinte, dia 10.