Geral

Mães e recém-nascidos são transferidos de maternidade por causa da chuva em Vila Velha

De forma preventiva, quatro puérperas e quatro recém-nascidos foram removidos da Maternidade de Cobilândia para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA)

Foto: Divulgação
Mães e bebês estavam na Maternidade de Cobilândia e foram transferidos para o Himaba

Por conta da chuva que atinge o Espírito Santo, quatro mulheres puérperas e quatro recém-nascidos foram transferidos, de forma preventiva, da Maternidade de Cobilândia para o Hospital Infantil e Maternidade Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. 

A transferência foi realizada na segunda-feira (11). De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, Cobilândia é um dos bairros mais afetados na cidade por conta de alagamentos ou pequenos deslizamentos de terra.

>> Chuva forte deixa desabrigados e desalojados na Grande Vitória

Ainda segundo a prefeitura, o PA continua aberto, mas como forma de antecipar uma possível necessidade de retirar as mães e as crianças, a transferência foi feita.

Alagamentos na cidade

Vila Velha segue em estado de alerta e registrou 102 milímetros de chuva nas últimas 24h. A média de chuva do mês de outubro, em Vila Velha, é de 122,7 mm. 

Em 48h, foram registrados 207 mm de acordo com a medição no Centro de Vila Velha, superando a expectativa de chuva do mês.

A cidade está com duas pessoas desalojadas: uma senhora idosa, moradora de Cobilândia, que foi resgatada pela Defesa Civil e está abrigada na residência da filha e um senhor, morador de Cobi de Cima. 

Ele também precisou deixar a residência, preventivamente, e está na casa de parentes.

Foto: Reprodução redes sociais
Rua alagada no bairro Barramares

Ao todo foram 13 ocorrências, seja por alagamento, risco de deslizamento ou pequenos deslizamentos de terra já registrados. Os bairros atendidos foram São Torquato, Prainha da Glória, Jardim Guaranhuns, Cavalieri, Ponta da Fruta, Cobi de Cima, Cobi de Baixo, Nova América, Alecrim e Cobilândia.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha informou que registrou pontos críticos de alagamento nos bairros Cobi de Baixo, Ataíde, Ibes, Cobilândia, Jardim Guaranhuns e Nova América. 

A Secretaria de Serviços realizou limpeza de canais e das estações de bombeamento, para garantir fluxo e vazão de água das chuvas, retirando 21,5 toneladas de lixo só nesta terça.  Uma árvore caída foi recolhida da via no bairro Rio Marinho e galhos caídos em Cobilândia.

Em 24h, 1.500 bueiros foram limpos na Grande Cobilândia. Nesse período, 17 bairros receberam mutirões de limpezas, segundo a administração municipal.

A Guarda Municipal está apoiando a Defesa Civil, fazendo fechamento de vias e orientando motoristas, onde há pontos críticos de alagamento. Os acessos para a Rua Iracy Corteletti, via marginal ao Canal em Nova América, estão fechados e monitorados.