Os superpoderes da indústria dos games no Brasil
De olho no crescimento do mercado gamer, Startup mineira se especializa em eventos gamers amadores e profissionais e se destaca ao inaugurar sua própria arena gamer.
Segundo um estudo da Accenture, o valor atual do mercado dos games ultrapassou US $300 bilhões, sendo a indústria mais valiosa que a soma dos valores dos mercados da música e do cinema juntos. Esse crescimento foi intensificado durante a pandemia quando as pessoas buscaram interações sociais mesmo distantes umas das outras.
O mundo dos games está em ascensão em todo o mundo e no Brasil não é diferente. A comunidade gamer cresce cada vez mais ao longo dos anos, com um engajamento incrível e uma infinidade de jogos para consoles, smartphones e computadores.
De acordo com a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil de 2021, 75,8% dos gamers brasileiros afirmaram que jogaram mais no período de pandemia. Os números trazem revelações importantes para o mercado, por exemplo, de que 51,5% do público de jogos eletrônicos no Brasil é feminino.
Engana-se quem pensa que jogo é coisa de criança e adolescente. De acordo com os dados da PGB, a maior parte dos gamers brasileiros tem entre 20 e 24 anos (22,5%), seguido por adultos de 25 a 29 anos (18,6%), pessoas entre 30 e 34 anos (16,7%) e 35 e 39 anos (12,9%). Os adolescentes compreendem apenas 10,3% do total de jogadores brasileiros em todas as plataformas.
De olho nesse mercado, a Startup mineira INOV3 GAMES vem mostrando que a brincadeira no mundo dos games se tornou profissional. A sua ascensão nos Esportes Eletrônicos vem sendo avassaladora, após realizar diversos eventos gamers em escola, empresas e até em estádio, a empresa acabou de inaugurar a sua própria Arena Gamer.
A primeira Arena INOVE GAMES tem sede em Cuiabá capital do Mato Grosso, espaço que dispõe de computadores de alta performance, consoles modernos como Playstation 5, internet com link dedicado, realidade virtual, ambiente instagramável, com disputas amadoras e profissionais.
O CEO da INOV3 GAMES, Danilo Alves Muniz, aposta na experiência gamer completa. “A nossa proposta é levar a experiência dos esportes eletrônicos de alta performance aos apaixonados pelos games. Estamos animados com a adesão do Pantanal Shopping e Grupo Ancar Ivanhoe ao universo gamer”, pontua.
“A partir de uma análise de mercado, observamos que trazer projetos inovadores como este é relevante para o nosso empreendimento. Enxergamos a oportunidade de focar em projetos que abrem espaço para a tecnologia, já que o público desse segmento é engajado e faltavam ativações direcionadas para eles a nível regional. O shopping está sempre disposto a abraçar essas demandas que trazem ótimas experiências para nossos consumidores”, afirma o superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes.
Sem dúvidas, a pandemia fez com que as pessoas buscassem alternativas para o entretenimento e a diversão. Uma delas foram os jogos eletrônicos. Prova disso é que as transações financeiras feitas nas principais plataformas e consoles de jogo cresceram 140% em 2020 ante 2019, segundo um estudo feito pela bandeira de cartões Visa.
“A Arena Gamer pode ir além da diversão. Trará práticas de atividades que desenvolvam, entre outros aspectos, o raciocínio lógico, a coordenação motora, a criatividade, a socialização, o espírito de competitividade e de união entre os usuários. Temos a intenção de ampliar o número de arenas pelo Brasil garantindo que a experiência gamer possa estar cada vez mais acessível à população, bem como descobrir novos talentos que poderão estar cada vez mais preparados para tornar a sua atividade no game como sua profissão principal”, crava Danilo.