Geral

Aracruz decreta situação de emergência após falta de chuva

O decreto foi emitido nesta terça-feira (18); município já enfrenta mais de oito meses de estiagem

Foto: Divulgação/ Prefeitura

O município de Aracruz, na região Norte do Espírito Santo, decretou na última terça-feira (18), situação de emergência em situação de estiagem ou escassez hídrica, que já dura mais de oito meses. A situação foi divulgada em um decreto emitido pela Prefeitura do Município.

Segundo a Prefeitura, por conta das secas, estão ocorrendo mortes de bovinos, o que reduziu consideravelmente a produção de leite e derivados, além da diminuição dos níveis de água, rios, lagos e represas na região.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Houve ainda seca nas pastagens e na cultura de grãos de café, o que ocasionou percas na safra da cafeicultura. Muitos incêndios também aconteceram, afetando pastagens, plantações e vegetações baixas. 

“Em função disso, há grande necessidade de respostas rápidas e medidas como a aquisição de insumos alimentares para os animais, abertura de açudes e de covas, dentre outros”, diz a nota da Prefeitura. 

A Prefeitura afirmou que tem ajudado os produtores com o transporte gratuito de alimentos para os animais e a disponibilização de máquinas para a abertura de poços. Entretanto, os prejuízos giram em torno de 50 milhões, por isso, o município necessitará de recursos dos Governos do Estado e Federal. 

Além disso, também foi autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para ações de resposta ao desastre. 

O que diz o governo do ES

Em nota, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) afirmou que dialoga com os representantes dos principais setores e com outros elos do segmento para o alinhamento das ações de enfrentamento à seca. Veja a nota:

“A orientação inicial é para que os municípios que foram afetados pela forte seca comunique o evento climático e o reconhecimento da situação de emergência junto a Defesa Civil Municipal.

O município de Aracruz decretou situação de emergência nesta terça-feira (18), porém ainda não encaminhou a documentação junto a defesa civil.

Com a documentação será possível buscar junto ao Governo do Estado o repasse de recurso ou ações que possam minimizar a situação no município”.

LEIA TAMBÉM: Alerta amarelo: 34 cidades do ES recebem aviso do Inmet por conta da chuva

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória