Geral

Cientistas alcançam temperatura mais baixa já registrada no Universo: - 273ºC

O experimento abre caminho para o desenvolvimento de novos materiais com propriedades inimagináveis

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Maria Orlova | Pexels

Um grupo internacional de cientistas conseguiu alcançar, dentro de um laboratório na Terra, a menor temperatura já registrada no Universo: - 273ºC. Não se trata apenas de um grande feito de laboratório. O experimento abre caminho para o desenvolvimento de novos materiais com propriedades inimagináveis.

A menor temperatura já registrada na Terra naturalmente foi de - 89,2ºC, na Antártida. Em alguns lugares da Lua, ela pode cair abaixo dos - 200ºC.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

No experimento científico, pesquisadores da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, e da Universidade de Kyoto, no Japão, usaram raios laser para resfriar átomos até alcançar uma temperatura de apenas um bilionésimo de grau acima de - 273,15ºC, o zero absoluto na escala Kelvin. Nesta temperatura, o movimento dos átomos cessa por completo.

Um dos principais autores do trabalho é o especialista em física atômica Eduardo Ibarra García-Padilla, que completou há pouco tempo seu doutorado na Universidade de Rice e, agora, faz o pós-doutorado na Universidade da Califórnia.

LEIA TAMBÉM: USP estuda descartar Sisu e adotar sistema próprio de ingresso com nota do Enem

Como explicou o cientista mexicano, alguns estados da matéria só são alcançados em temperaturas muito baixas.

"Alcançar essas temperaturas (e esses estados) permitirá compreender melhor fenômenos da física como a supercondutividade nos óxidos de cobre, que podem ter importantes aplicações tecnológicas", justificou o cientista.

Em temperaturas próximas ao zero absoluto, o hélio, por exemplo se transforma em um 'superfluido', caracterizado pela ausência total de viscosidade. Isso faz com que ele seja capaz de atravessar paredes, mesmo as que não são porosas, e até "escapar" de recipientes em que esteja armazenado.

LEIA TAMBÉM: Justiça permite propaganda com fotos de pacientes

Os exemplos mais conhecidos de comportamento estranho a baixas temperaturas são a supercondutividade e a superfluidez. A supercondutividade ocorre quando uma substância é capaz de transmitir eletricidade sem opor resistência alguma.

A superfluidez consiste na perda total da viscosidade de uma substância. Sob essas temperaturas, praticamente tudo congela, exceto alguns isótopos de hélio, que adquirem a superfluidez.

"Conforme alcançamos temperaturas mais baixas, novos estados exóticos da matéria devem aparecer", disse Garcia-Padilla. "E esses podem ter propriedades magnéticas ou de transporte completamente diferentes das de outros materiais"