Dia de caos: veja ordem cronológica de ataques a ônibus na Grande Vitória
Até o final desta terça-feira (11), sete ônibus foram depredados e cinco suspeitos detidos por suspeita de participação nos ataques
Ônibus incendiados, prisões de suspeitos carregando material inflamável e pânico. A lista de acontecimentos resume a terça-feira (11) dos moradores de Vitória.
A série de ataques, registrados ao longo do dia, segundo a polícia, tem uma raiz: a morte de um homem apontado como segurança do Marujo, um dos traficantes mais procurados do Espírito Santo.
>> Segurança do traficante "Marujo" morre após confronto com a PM em Vitória
Bairro Consolação
Durante a manhã, no bairro Consolação, um ônibus foi alvejado por criminosos. A ação seria uma retaliação pela morte de um suspeito de participação no tráfico, após confronto com a polícia.
>> Criminosos mandam motorista e passageiros descer e atiram contra ônibus em Vitória
Seguindo informações da Polícia Militar, por volta das 10h30, indivíduos armados retiraram o motorista e os passageiros do coletivo e atiraram contra o veículo.
Imagens mostram que o coletivo ficou com cerca de 40 perfurações. O policiamento na região foi intensificado.
Ainda no bairro Consolação, um outro ônibus foi atacado. Desta vez, acabou incendiado por criminosos. O motivo dos ataques, novamente, seria a morte do suspeito que, segundo a polícia, foi identificado como um dos seguranças de Marujo.
Bairro Bonfim
Poucas horas depois, no bairro Bonfim, mais uma ação dos criminosos. O carro da equipe da TV Tribuna, afiliada do SBT no Estado, também foi alvo de ataques. O repórter cinegrafista foi agredido e ameaçado.
Ele estava sozinho indo ao encontro de outros colegas que acompanhavam a situação no bairro. O cinegrafista errou a rua e foi abordado por criminosos armados.
O veículo da emissora foi levado para o alto de uma ladeira do bairro e incendiado. O Corpo de Bombeiros esteve no local e atuou no combate às chamas.
Bairro Santo Antônio
No bairro Santo Antônio, os bombeiros foram chamados para controlar um incêndio em mais um coletivo. O trabalho dos militares precisou ser acompanhado pela PM, que reforçou a segurança dos profissionais no local. Desta vez, o ônibus incendiado estava em frente à Basílica de Santo Antônio.
Veja o vídeo:
Parque Moscoso
No fim da tarde tarde, perto das 17h30, um outro ônibus foi encontrado pegando fogo. Desta vez, na parte de trás do Parque Moscoco, no Centro de Vitória. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local e controlaram as chamas que, em alguns momentos, ficaram bem próximas a um prédio residencial.
Minutos após a chegada dos bombeiros, a área foi isolada e o fogo totalmente controlado.
LEIA MAIS >> Enseada do Suá e Parque Moscoso têm ataques simultâneos a ônibus; veja fotos e vídeos
Enseada do Suá
Momento depois, o jornalismo da TV Vitória/RecordTV recebeu informações de quem um ônibus estava pegando fogo no bairro Enseada do Suá, próximo ao Horto Mercado.
Por causa do incêndio, uma forte coluna de fumaça se formou na região, o que chamou a atenção de quem mora no bairro, além de pessoas que passavam pelo local.
Ainda no bairro Enseada do Suá, momentos depois, outro coletivo foi encontrado em chamas. O coletivo estava na rua Dukla de Aguiar. A via, que dá acesso à praça do pedágio da Terceira Ponte, é rota dos motoristas que saem da Capital em direção à Vila Velha. Este foi o sexto ônibus alvo de ataque em Vitória nesta terça-feira.
LEIA TAMBÉM>> Sexto ônibus é alvo de ataque próximo da Terceira Ponte, em Vitória
Rodovia do Contorno
A onda de ataques a ônibus registrada em Vitória ao longo desta terça-feira (11) chegou à Serra. Já era noite quando um coletivo foi encontrado em chamas, desta vez, na Rodovia do Contorno.
Imagens enviadas à reportagem da TV Vitória mostram o coletivo pegando fogo nas proximidades do Terminal Industrial Multimodal da Serra (Tims).
>> VÍDEO | Mais um ônibus é incendiado na Grande Vitória; dessa vez na Rodovia do Contorno
De acordo com o Cabo Marques, da Polícia Militar da Serra, a ocorrência foi descoberta após informações recebidas pelo Ciodes.
"Segundo informações recebidas pelo Ciodes, havia alguns indivíduos transitando próximo ao posto TIMS. Em virtude dessa situação, imediatamente viemos até o local e infelizmente nos deparamos com essa situação de um Transcol incendiado", afirmou.